Notícias
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Concurso de Frases e Paródias sobre Higienização das Mãos revelou vencedores nesta sexta-feira (12/08)
Foram revelados na manhã desta sexta-feira (12/08) os vencedores do Concurso de Frases e Paródias sobre Higienização das Mãos. O concurso foi uma iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente, ligado ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFG.
Para dar início às apresentações de paródias, o chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, enfermeiro Carlos Cristiano Oliveira de Faria Almeida, fez uma apresentação artística, na qual interpretou a personagem Elza e cantou a paródia “Lava a Mão” da música Let It Go, tema do filme Frozen – Uma aventura congelante, apresentada por ele no Canta FEN 2016.
O concurso teve duas paródias inscritas, que foram apresentadas por suas autoras. A primeira, intitulada “Além da tua Casa”, foi uma paródia da música “Além do Horizonte”, da banda Jota Quest, cuja autoria é da residente em Nutrição, eixo Urgência e Emergência, Patrícia Cristina Barreto Lobo. Em seguida, foi apresentada a paródia “A bactéria diz que tem” da música infantil “A barata diz que tem”, de autoria da enfermeira da Central de Material Esterilizado (CME), Vaneila Moraes Ferreira Martins. O público presente cantou e acompanhou as autoras das paródias em suas apresentações.
A frase vencedora foi revelada pela enfermeira Arlene Souza Barcelos Oliveira, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, que informou que o concurso teve dezesseis frases inscritas e agradeceu a participação de todos. A frase “Lave suas mãos com água e sabão, elas salvam vidas e livram da infecção”, de autoria da equipe multiprofissional da Clínica Cirúrgica, em parceria com pacientes e acompanhantes da enfermaria 101 da clínica, foi a vencedora. As técnicas em Enfermagem Neide Ataíde e Silva Santos, Vênia Maria de Jesus e Daniela Gomes Figueiredo Holanda, receberam o prêmio com muita alegria e disseram que ele será utilizado na Clínica Cirúrgica.
Por último, a Comissão Julgadora do Concurso, formada pelas enfermeiras Divina de Oliveira Marques (chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente), Cláudia de Paula Guimarães (chefe da Divisão de Enfermagem), Mariúsa Gomes Primo (enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - CCIRAS) e a administradora Patrícia de Araújo Costa Caetano (chefe da Divisão Administrativa e Financeira), revelou a paródia vencedora. A paródia “A bactéria diz que tem” recebeu nota 6,4 e a autora Vaneila Moraes levou o prêmio. A paródia foi, então, cantada novamente por todo o público presente.
Ressaltando a importância do tema “Higienização das Mãos” para o controle da infecção hospitalar, o enfermeiro Carlos Almeida disse esperar que, a partir dessa atividade, que trata de forma lúdica o assunto, todas as áreas do hospital se atentem para ele. A enfermeira Arlene Barcelos destacou que essa foi uma das atividades do Setor de Vigilância em Saúde para iniciar os trabalhos de divulgação do tema nos diversos setores do HC. “Daqui adiante, vocês sempre nos verão fazendo atividades em diversos setores do hospital”, afirmou. Segundo Arlene, a equipe poderá ser identificada pelas camisetas com a frase “Olhe suas mãos”.
Os vencedores do concurso ganharam, cada um, um Monitor de Pressão Arterial Automático – Marca OMRON, modelo HEM-7113. O chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Carlos de Almeida, agradeceu à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), que patrocinou a compra dos monitores de pressão.