O que é
O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).
O AGHU é utilizado em toda a rede de 41 Hospitais Universitários Federais da Ebserh, possui cerca de 3 milhões de acessos por mês e uma base de 25 milhões de pacientes. A instalação é local, não dependendo de acesso à internet e conferindo autonomia para gestão da base de dados.
Sua utilização proporciona automatização dos processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações para tomadas de decisão em tempo real, além de possibilitar aos pacientes celeridades no atendimento.
Histórico do AGHU
O desenvolvimento do AGHU iniciou em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.
Seu desenvolvimento tomou como base o AGH, sistema de Aplicativos para Gestão Hospitalar, desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, também pertencente ao MEC.
Em 2011, com a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, foi celebrado Acordo de Cooperação Técnica entre o HCPA e a Ebserh, com intuito de evoluir e implantar o AGHU nos hospitais universitários federais, permanecendo vigente até 2016.
A partir de 2016 houve continuidade da evolução e implantação do AGHU nos hospitais universitários da Rede Ebserh, até que em 2020, com o lançamento da 10º versão do AGHU, denominada AGHUX, foram incorporadas melhorias significativas no que se refere à usabilidade, arquitetura e implementação de novas funcionalidades, como rastreabilidade de materiais e medicamentos, assinatura com certificados digitais, teleconsultas com utilização de áudio e vídeo. As evoluções trouxeram ainda, a possibilidade de interoperabilidade entre as instâncias do AGHU nos hospitais, possibilitando o prontuário unificado do paciente Ebserh, além de trazer inúmeras correções de segurança e performance ao sistema.
Em 2023, a Ebserh lançou o HU Digital, plataforma de informações e serviços digitais dos pacientes das unidades hospitalares da Rede Ebserh, que disponibiliza o Registro Eletrônico de Saúde (RES) e serviços digitais associados para pacientes, profissionais de saúde e gestores da Rede, acessível por meio dos canais digitais da Empresa, portal na Internet e em aplicativos móveis nas lojas de aplicativos.
A plataforma permite ao paciente, acesso a seu prontuário, resultados de exames, teleatendimentos e históricos de atendimentos, com possibilidade de compartilhamento com profissionais de saúde.