Membros do COAUD
Lúcio Carlos de Pinho Filho
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), bacharel em Administração Pública (UniPROCESSUS), tecnólogo em Gestão Pública (UniPROCESSUS) e Licenciado em Matemática – Complementação Pedagógica (UNIVEN), tendo realizado pós-graduações lato sensu destacando a especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia (UTP), bem como é mestre em Ciências Contábeis (WCU/EUA) e em Desarrollo Humano (FLACSO-Argentina). É diplomado no Curso Superior de Política e Estratégia (CsuPe) pela Escola Superior de Guerra (ESG), sendo detentor das certificações profissionais Project Management Professional – PMP, EXIN Privacy & Data Protection Essentials based on LGPD, Certified ISO 31000 Risk Management Professional – C31000, Diploma de Español como Lengua Extranjera – DELE e também foi habilitado em exames de qualificação técnica promovidos pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, compondo o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis – CNPC e o Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI (Geral). Possui 27 anos de experiência profissional, tendo passagens pelas Forças Armadas, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), onde atou no Grupo de Trabalho – GT, responsável pela implantação das mudanças da Lei no 6.404/1976 (Lei das Sociedades Anônimas) decorrentes da promulgação da Lei no 11.638/2007. Desde junho de 2010 é Auditor de Controle Interno – ACI da Carreira de Auditoria de Controle Interno do Governo do Distrito Federal, tendo desempenhado diversas funções de chefia e liderança Secretário de Estado Controlador-Geral do Distrito Federal e na Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF, como Diretor de Controle Interno. É, atualmente, o Chefe da Unidade de Controle Interno da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF-LEGAL, tendo atuado no magistério como professor do Centro Universitário Processus – UniPROCESSUS, nos cursos de graduação (Tecnologia em Gestão Financeira e Bacharelado em Ciências Contábeis) e pós-graduação lato sensu (Contabilidade, Auditoria e Perícia), ministrando disciplinas como: Contabilidade Societária I, Contabilidade Comercial e Tópicos Contemporâneos de Contabilidade e no curso Master em Compliance, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Destacam-se como trabalhos relevantes/premiados realizados pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, a implantação do Modelo IA-CM (Internal Audit – Capability Model), a Gestão de Riscos, o Projeto Controladoria na Escola (premiado na 22ª Edição do Prêmio de Inovação da ENAP em 2018) e o Programa Brasília Cidadã.
Rosângela Costa Süffert
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em nível de especialização em Gestão Empresarial pela Escola de Administração da UFRGS, certificada pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC) como Membro de Comitê de Auditoria. Foi habilitada em exames de qualificação técnica promovidos pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, compondo o Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI (Geral) e com habilitação para atuar em auditoria de instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB). Atuou na KPMG Auditores Independentes por 29 anos, participou de trabalhos de auditoria em empresas de capital aberto, estatais, internacionais e grupos familiares em diversas áreas como: saúde, educação, automotiva, tecnologia, varejo, química, agronegócio, financeiras, óleo e gás, petroquímica e entre outros. A sua experiência abrange atuação na área de auditoria contábil, sistemas de custos, controle interno, auditoria interna, SOX e compliance. Participou também de trabalhos de abertura de capital, aquisições e fusões. Realizou cursos internos na KPMG e externos de atualizações das normas contábeis (IFRS, CPC, USGAAP e Normas CVM) e normas de auditoria (ISA, PCAOB, USGAAS), lideranças, inclusão e diversidade. Instrutora em seminários do CRC-RS em 2010-2011, nos temas de elaboração de demonstrações financeiras e PME. Atualmente atua em consultoria de análises de desempenho financeiro e governança, membro de Comitê de Auditoria da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A desde agosto de 2023 e Conselheira Fiscal (suplente) da RTDR Participações S.A. desde 2022, Conselheira Fiscal da Randon S.A. Implementos e Participações, Conselheira Fiscal da Irani Papel e Embalagem S.A. (Cia Aberta), Conselheira Fiscal da SLC Agrícolas S.A (Cia Aberta) e Conselheira Fiscal da RI-X Mineração e Consultoria S.A. desde maio de 2023.
Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior
Bacharel em Ciências Contábeis (1990) e especialista em Finanças (1992) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou do Curso Internacional de Avaliação das Intervenções em Saúde (2019), no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) – Universidade Nova de Lisboa (UNL); Participou do Curso para Directivos: Programas de Transferências Condicionadas – INDES-Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, Washington-DC, (2007). É coautor em diversos trabalhos e artigos, sobre temas como: emendas parlamentares na saúde; financiamento em saúde; instâncias intergestores do Sistema Único de Saúde (SUS); financiamento e gestão de recursos do SUS; dentre outros. Ministrou várias palestras em Congressos e Seminários sobre o “Financiamento do SUS, aplicabilidade e operacionalização”. Foi servidor público federal por 36 anos, concursado e aposentado pela UFSC. Foi membro titular, representante da UFSC, no Conselho Curador da Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho, (1994-1996). Foi membro suplente, representante do Ministério da Saúde (MS), no Conselho Fiscal do Grupo Hospitalar Conceição (2002-2004). Foi membro suplente, representante do MS, na Câmara de Saúde Suplementar – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Foi conselheiro fiscal da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, (HEMOBRAS), (2015 a 2020). Exerceu diversos cargos na Administração Pública: no Ministério da Saúde, no Fundo Nacional de Saúde, Diretor Executivo, em duas gestões (2011-2013; 2014-2018); Diretor executivo substituto (1999-2004); Coordenador geral de execução orçamentária, financeira e contábil (1999-2004); na Agência Nacional de Saúde Suplementar, Gerente geral de administração e finanças (2013-2014); Gerente geral econômico-financeiro do produto (2004-2005); Diretor adjunto de normas e habilitação de operadoras (2004); no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Diretor de operação do Programa Bolsa Família (2005-2011); Diretor interino do Fundo Nacional de Assistência Social (2007); Secretário Nacional de Renda de Cidadania substituto (2007); na UFSC, Diretor de Contabilidade e Finanças (1992-1996); Pró-Reitor de Administração substituto (1993-1995); Coordenador de Orçamento substituto (1991); Chefe do Setor de Pagamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU)(1983-1989); bolsista (1980-1983); no First National City Bank, office-boy (1974-1976). Atualmente, é assessor técnico e coordenador de administração e de finanças do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), desde dezembro de 2018. É representante do CONASS na Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde, desde maio de 2020, e integrante do Conselho Editorial do CONASS, desde janeiro de 2024.