Galeria de Imagens
AMPLIAÇÃO E PARCERIA
Ebserh em Ação é apresentado a gestores municipais de saúde durante reunião do Conasems
Brasília (DF) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, apresentou, nesta terça-feira (30), projetos e ações da estatal junto a gestores municipais de saúde de todo o país durante reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Chioro destacou o Ebserh em Ação, que se trata de um esforço de 44 hospitais da empresa para aumentar em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos durante nove semanas, totalizando uma média de 320 cirurgias e de 1.800 exames e procedimentos extras semanalmente, somando mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da inciativa, que culminará em 14 de dezembro com o “Dia E”.
“O Ebserh em Ação é uma estratégia que vai além da ampliação de oferta de procedimentos. Queremos contribuir para a redução das filas e ofertar mais acesso, mas esta ação também significa ampliar o comprometimento dos nossos hospitais, equipes, estudantes, residentes e preceptores com os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou o presidente da Ebserh.
Outras iniciativas
Na apresentação, Arthur Chioro destacou ainda duas iniciativas conduzidas pela empresa pública: o Exame Nacional de Residência (Enare) e o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).
Com relação ao Enare, o presidente da Ebserh destacou os números do certame e defendeu a ampliação da prova, com mais ofertantes. “Os municípios e estados que possuem programas de residência médica em qualquer especialidade podem aderir gratuitamente ao Enare. Em fevereiro abriremos vagas para novas adesões”, convidou Chioro.
Sobre o AGHU, o gestor focou na transmissão de imagens do software, uma das novas funcionalidades da 11ª versão do programa. A Ebserh pretende construir um banco nacional de laudagem. Atualmente, o software permite o escaneamento e transmissão de imagens, que apoiam a produção de laudos por meio da telessaúde.
“O principal ponto do AGHU é, além da sua oferta gratuita, é a possibilidade de que municípios e estados participem do desenvolvimento de novas funcionalidades e módulos. Único compromisso é desenvolver dentro dos parâmetros, e disponibilizar gratuitamente para os demais participantes, para que possamos compartilhar um sistema público, com interoperabilidade com a rede (de atenção) básica”, concluiu Arthur Chioro.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh