Notícias
RELATOS DE QUEM CUIDA
"Toda a minha vida está ligada a este hospital"
Estou no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Ebserh), trabalhando desde o começo dos anos 90, quando tinha 22 anos de idade, mas posso afirmar que frequento o hospital desde quando tinha seis anos, pois meus pais também trabalharam aqui. Adoro o que faço!
Em 1995, fui efetivado em concurso público para trabalhar no hospital e hoje estou no Serviço de Nutrição e Dietética, onde sou responsável pelo controle de chegada e entrega de alimentos e pelo gerenciamento da entrada e saída destas mercadorias. É um trabalho fundamental, porque estamos dentro de um setor que cuida da alimentação, da nutrição do paciente e isso faz parte de um todo.
Se eu fosse dar um conselho para uma pessoa que vem trabalhar no hospital, eu diria para cultivar um bom relacionamento, pois é importante trabalhar em harmonia e em equipe. Aqui a gente busca isso e sempre tem o apoio das chefias, que dão acolhimento e facilitam o trabalho. O ambiente é bom para trabalhar.
Penso em ficar muito tempo aqui, embora já tenha bastante tempo de trabalho, mas nem penso em me aposentar. Na verdade, quero crescer muito ainda e planejo fazer um mestrado em Filosofia, já que sou formado nesta área e sempre vejo no trabalho e no estudo a oportunidade de aumentar o conhecimento. E é nisso que acredito: a pessoa tem que apreender o conhecimento, evoluir com isso e compartilhar esse conhecimento.
Tadeu César Medeiros,
Copeiro do HU-UFSC/Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.