Relatos e Historias
Minha história com a Rede Ebserh
"Essa visita é muito legal, porque os cachorrinhos são fofinhos"
Anita, Cruela e Duda, três cachorrinhas adoráveis que fazem parte do projeto de extensão “Implantação de Terapia Assistida por Animais no HC”, uma parceria entre a Escola de Veterinária (EV) e a Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), humanizam ainda mais a assistência no Hospital das Clínicas na cidade de Goiânia, unidade vinculada à Rede Ebserh/MEC. A iniciativa busca benefícios como mudança de ambiente, melhorando o humor dos pacientes e equipe e, com isso, facilitando a adesão ao tratamento.
A última visita, realizada no mês passado, teve a presença ilustre dos três pets das raças Pug, Spitz Alemão e Shitzu, respectivamente. Eles percorreram as alas da Pediatria, com seus tutores, visitando as crianças internadas e, também, fizeram um ‘pit stop’ na brinquedoteca, gerando um clima agradável de descontração, afagos e sorrisos entre todos os presentes.
Todos os animais passam por exames e são preparados para as visitas, dessa forma, não há perigo para a saúde dos pacientes.
Depoimentos de quem vivenciou a última visita
“Desde que nasceu, a criança tem gastroquise e vive aqui dentro do hospital. Ela vai no máximo ao posto de enfermagem, porque não pode sair. Foi muito importante para ela essa ação. Foi a primeira vez que ela viu e tocou em um cachorro. É muito importante porque é muito ruim querer estar do lado de fora e não poder, querer lembrar de um pedacinho de casa e não poder.
Por isso, o HC está de parabéns, desde o pessoal da recepção até os médicos. Todos estão de parabéns, cada pessoa deveria passar um dia aqui dentro, para se tornar mais humano e menos egoísta! Essa experiência está sendo especial para mim. Que Deus abençoe a todas as pessoas que trabalham aqui para que continuem mantendo esse padrão HC!”
Agnes Stefania
Enfermeira e cuidadora de uma bebezinha de um ano e nove meses
______
“Ajuda porque as crianças gostam muito. É uma maneira de distração e apesar de ele não ter animal em casa, ele gosta muito. Por isso, acho que é um projeto que tem que continuar”.
Andressa Souza de Oliveira
Mãe do bebê Gael de Souza Batista
______
“Essa visita é muito legal, porque os cachorrinhos são fofinhos e a Anita é adorável e amorosa!”
Gabriel Henrique Guioto Negri
paciente de 8 anos
______
“A visita dos cachorros mostra o quanto é importante ver as crianças felizes e auxilia na recuperação desses pacientes, que ficam alegres. Para nós, é um sinal de esperança em meio a situações de muito sofrimento. Isso também deixa a equipe feliz, contagia!”
Layane Gabriely
Residente em Fonoaudiologia
Atende às crianças do Serviço de Urgência Pediátrica
______
“O projeto teve início, a princípio, com cães auxiliando deficientes visuais. Depois, pensamos em estendê-lo como uma terapia, com visitas em unidades de saúde, em 2016. Assim, visitamos vários hospitais e o pioneiro foi o Hospital da Criança. Lá vimos o quanto o projeto era interessante tanto para pacientes como para colaboradores
Pretendemos continuar com esse projeto aqui, como projeto de extensão. Já atendemos o CRER, o HMAP e Casa de Repouso para Idoso. A depender da situação e do tipo de tratamento, levamos outros animais como jabuti ou pássaros, por exemplo”.
Alessandra Naghettini - responsável pela Nefrologia Pediátrica do HC e uma das coordenadoras do projeto
______
*O projeto é coordenado pelas professoras Kellen Oliveira, da Escola Veterinária, e Alessandra Naghettini, da Faculdade de Medicina da UFG