Relatos e Historias
RELATOS DE QUEM CUIDA
“Ver o paciente cercado por seus irmãos depois de 12 anos é emocionante”
A alta do senhor Manoel Martins da Silva, ocorrida no Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT/Ebserh/MEC), foi marcada por muita emoção e alegria, pois encerra um ciclo de 12 anos de procura pelo irmão desaparecido.
O cunhado do paciente, Edilson Barros, conta que a história começou a ter um rumo diferente em janeiro deste ano, quando recebeu uma foto que supostamente seria do Sr. Manoel. Então, ele se deslocou de Bom Jesus, distrito da cidade de Estreito, no interior do Maranhão, até Araguaína, no interior de Tocantins, onde está localizado o hospital da Rede Ebserh/MEC.
Após uma semana procurando por Manoel, Edilson recebeu a informação em um grupo de que ele estaria no HDT-UFT/Ebserh/MEC. “Chegando aqui, vi que era ele mesmo, mas estava em uma situação difícil, muito doente. Por isso acredito que foi um milagre vê-lo assim hoje, sadio e sorridente”.
Além do cunhado, a notícia da alta mobilizou três dos oito irmãos para levá-lo de volta para casa: Roselena, Luiz e Rosenir. Eles contam que a vontade era de trazer toda a família, mas não foi possível. “Temos que agradecer a Deus porque nosso irmão ressuscitou, tanto tempo morando na rua e ruim como estava, é muito bom ver como está hoje. Em 12 anos a família cresceu, vamos apresentar os sobrinhos”, comentou Rosenir.
A assistente social Izabelle Cutrim explica que a admissão de usuários em situação de fragilização ou rompimento de vínculos familiares é situação comum no ambiente hospitalar. “O trabalho do Serviço Social nesse sentido consiste em investir na busca ativa pela rede de apoio desse usuário e intervir no fortalecimento de vínculos, de modo que a alta seja realizada de forma segura”.
“Profissionalmente, chegar ao objetivo principal de um processo de trabalho longo e que mobilizou toda a equipe multiprofissional do hospital e rede extra-hospitalar é gratificante. Posso seguramente dizer que é um momento de realização profissional. Ver o paciente cercado por seus irmãos depois de 12 anos, e perceber nos olhos de cada um deles o desejo de recuperar os vínculos fragilizados, é emocionante. Missão cumprida. Quero parabenizar a todos que colaboraram para que esse momento acontecesse”, finalizou.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.