Galeria de Imagens
Dia dos Povos Indígenas
Webinário debate saúde indígena com base em experiências da Rede Ebserh
Brasília (DF) - Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, na última quinta-feira (24), um webinário com o tema “Desafios e Oportunidades dos Povos Originários na Área da Saúde”. A roda de conversa foi mediada pelo enfermeiro Ricardo Soletti, do Serviço de Gestão de Pós-Graduação, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação, e profissional da área de saúde indígena.
O evento - inédito na Rede Ebserh - teve como objetivo promover reflexão sobre a realidade indígena a partir da vivência de profissionais e residentes da Estatal, assim de profissional da administração central da Ebserh, contribuindo para a valorização da diversidade e da inclusão no ambiente institucional.
Durante o encontro, a Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, destacou ações voltadas à qualificação do atendimento à população indígena, como a criação da Residência Multiprofissional em Saúde Indígena, a reserva de vagas para indígenas no Enare (5%) e em concursos públicos (3%), além da inauguração de unidade de retaguarda hospitalar com participação ativa das comunidades indígenas locais.
Atualmente, 27 dos 45 hospitais da Rede Ebserh realizam atendimentos voltados à saúde indígena, com foco na integralidade do cuidado, na valorização de práticas tradicionais e no respeito às especificidades étnico-culturais. Essas ações estão alinhadas à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI).
Além disso, 26 unidades estão localizadas em regiões abrangidas por Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Mesmo os hospitais fora dessas áreas mantêm referência e articulação com os distritos próximos.
A Estatal também desenvolve um projeto específico para qualificação do cuidado à saúde indígena, com eixos voltados ao acesso, regulação, acolhimento, ambiência, formação, informação e protocolos assistenciais, em diálogo com o Ministério da Saúde, sob a liderança da SESAI, Ministério das mulheres e especialistas na área.
Uma iniciativa a ser ressaltada é a contratação de intérprete da língua guarani, realizada pelo HUGD, desde março deste ano.
Programação
O webinário foi dividido em três tópicos principais:
Contexto da saúde indígena no Brasil e na Rede Ebserh, com participações de Alidio Duarte (HUJM-UFMT), Letícia Penariwe Sousa Wa Rovedene (HU-Unifap) e Elen Pernin (Sede);
Contexto hospitalar e interculturalidade, com Bruna Leão Melo, residente em Saúde Indígena no HU-UFGD;
Ser indígena na Ebserh, apresentado por Leoson Mariano Silva, técnico em enfermagem do HU-UFGD, da etnia Guateka.
Para conhecer mais ações da Ebserh voltadas à saúde indígena, acesse a reportagem completa.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh