Notícias
PEDIATRIA
UTI Pediátrica de Hospital da Rede Ebserh em Salvador (BA) volta a funcionar no local de origem com dois novos leitos
Salvador (BA) - A UTI Pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está de cara nova. Durante cerca de três meses, o espaço passou por reparos e adequações que permitiram a ampliação de oito para dez leitos de UTI. “Conseguir novos leitos de UTI é muito difícil e, com essa ampliação, temos a possibilidade de oferecer um maior suporte à nossa população”, explica a chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do Hupes, Luiza Cabus Moreira.
Durante os reparos, a UTI Pediátrica funcionou em uma enfermaria do complexo hospitalar com suporte para pacientes graves e, nesta sexta-feira (20), retorna ao local de origem. Além da ampliação desses dois leitos, as mudanças na infraestrutura da UTI possibilitam que, futuramente, a capacidade seja novamente aumentada. Outro benefício é que os dois novos leitos também poderão ser usados como isolamento para atender crianças com patologias infecciosas.
A UTI Pediátrica retorna para o CPPHO na data de hoje em sua plenitude de 10 leitos, antes composta de 08 leitos, podendo atender a toda população infantil na sua totalidade. “A reforma contemplou também a parte estrutural como um todo modernizando o ambiente para que os servidores pudessem realizar suas atividades laborais com maior conforto e tecnologias avançadas. A gestão continua trabalhando para que todos os espaços possam ter esta mesma entrega esperada e necessárias para as melhorias ao atendimento ao paciente do SUS”, salienta a gerente de Atenção à Saúde, Carolina Calixto.
O serviço de reparos e adequações também incluiu diversas outras melhorias no espaço, como pintura, instalação de novas bancadas e cortinas de isolamento feitas de material mais resistente e de fácil higienização, recuperação de portas e manutenção do sistema de climatização. “Além da ampliação da capacidade de atendimento, temos um ambiente mais salubre, acolhedor e confortável para pacientes e funcionários”, afirma o chefe do Setor de Infraestrutura do Hupes, George Batalha.
“A reforma foi de extrema importância para a comunidade do Hupes. Recebemos uma unidade muito bem climatizada, com a parte elétrica modernizada, o que nos garante uma maior segurança nos cuidados aos nossos pacientes, quando ocorrem interrupções de energia. Nosso estado tem uma carência de leitos pediátricos, com a ampliação para 10 leitos, nós poderemos contribuir para o fortalecimento da assistência a crianças que necessitam de cuidados intensivos em nosso estado”, concluiu a enfermeira de referência da UTI pediátrica Érica Murici.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Leticia Justus com apoio de Luis Carlos Rego
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh