Notícias
REDUÇÃO DE DESPESAS
Tanque criogênico do Huab possibilita economia significativa em gastos com oxigênio
Foto: Equipamento contém oxigênio liquefeito a -183°C e distribui para as dependências do hospital
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, passou a utilizar um tanque criogênico, equipamento, que contém oxigênio liquefeito a -183°C. A instalação deste tanque representa uma economia significativa em relação ao que é pago no oxigênio gasoso. O custo do metro cúbico deste oxigênio a granel é de R$ 1,14 enquanto que no oxigênio gasoso é de R$ 4,85.
No último dia 14, foi realizado um treinamento sobre manuseio e segurança do tanque. Durante a instalação do equipamento e o treinamento, o Setor de Logística e Infraestrutura Hospitalar (SLIH) coordenou todo o processo, sendo acompanhado pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST).
Como funciona
O oxigênio liquefeito dentro do tanque a -183°C vai para a tubulação que vai até o vaporizador (serpentina gigante), onde é aquecido e transforma-se em oxigênio gasoso, sendo distribuído para todo o hospital.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, o Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do Huab-UFRN