Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Série balanço HU-UFRR
Ensino, pesquisa e inovação se aliam à assistência via SUS para oferecer serviços de excelência
Boa Vista (RR) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) vem se consolidando como um importante centro de formação acadêmica e produção científica na região Norte do Brasil. É o que afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFRR, Ana Iara Ferreira. Essa é a segunda parte de uma série de três matérias sobre os avanços do HU-UFRR desde que passou a ser gerido pela Ebserh.
Ana Iara explica que no campo do ensino, os esforços estão voltados para o fortalecimento da preceptoria acadêmica, assegurando que os estudantes tenham uma formação prática e alinhada às necessidades do sistema de saúde. "Pretendemos expandir as atividades formativas para estudantes de outras áreas do conhecimento, como Engenharia, Administração, Direito e Gestão, fortalecendo os laços com a Universidade e fomentando a interdisciplinaridade. Com o compromisso de aliar ensino, pesquisa e assistência à saúde, a gestão do hospital tem investido em melhorias estruturais e metodológicas", considera.
A gerente acrescenta ainda que, na área da pesquisa, o HU-UFRR integra os Programas de Iniciação Científica (PIC) e de Inovação Tecnológica (PIT), em razão da parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que abrange os 45 hospitais universitários federais (HUFs) da Rede Ebserh. "Para 2025, esperamos ampliar o número de projetos desenvolvidos no hospital, estimulando ainda mais a produção de conhecimento aplicado e o desenvolvimento de soluções para desafios reais da saúde", comenta Ana Iara.
Novos residentes
A gerente aponta que, até então, todos os programas de residência médica e multiprofissional são vinculados à Universidade e os residentes realizam seus estágios em unidades da rede municipal e estadual de saúde, tendo o HU-UFRR como um dos cenários de prática para a residência em Clínica Médica.
"Com a integração com a Ebserh, a partir de junho de 2025, o hospital universitário também será um dos locais de atuação dos residentes da residência multiprofissional em Cuidados Intensivos no Adulto. Além disso, a UFRR está participando da edição 2024/2025 do Exame Nacional de Residência (Enare) e a expectativa é fortalecer o processo seletivo, permitindo a escolha de médicos altamente qualificados e contribuindo para a excelência na formação de profissionais de saúde", argumenta.
Veja a primeira parte da série com o tema “infraestrutura” e fique ligado para a próxima matéria que abordará o reforço no quadro de pessoal do hospital.
HU-UFRR e Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Atualmente, os serviços de saúde oferecidos no HU-UFRR estão sendo prestados pela Secretaria de Saúde do Estado de Roraima, enquanto a gestão administrativa e o planejamento de obras estão sob responsabilidade da Ebserh. A transição da governança do HU-UFRR do Governo de Roraima para a Ebserh ocorrerá de forma gradual com previsão de conclusão para maio de 2025.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh