Galeria de Imagens
Integração
Respeito e diálogo são destacados na participação da Ebserh em reunião com reitores das universidades federais
Brasília (DF) – Estreitar a relação entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e as universidades federais. Com esse intuito, o presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, participou, nesta quinta-feira, 23, de uma reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ele esteve acompanhado dos novos gestores da instituição.
Chioro pôde apresentar a nova equipe da Ebserh aos reitores e reforçar o papel da empresa na assistência da população brasileira por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e no apoio ao ensino, pesquisa e inovação, atividades próprias dos 41 hospitais universitários federais sob sua gestão. Além disso, se colocou à disposição para construírem juntos pautas prioritárias e buscar articulações com outras instituições como Ministério da Educação e Ministério da Saúde para encontrar soluções.
“Temos o compromisso de encontrar soluções para os problemas e fazer com que os nossos hospitais possam, de fato, cumprir as suas missões essenciais: estarem inseridos na rede do SUS, fazerem assistência humanizada e de muita qualidade, mas também da mesma importância, fazer ensino, pesquisa e inovação”, ressaltou o gestor.
O presidente da Ebserh ressaltou ainda a importância do diálogo e da construção coletiva de soluções para os problemas e de projetos para a população brasileira. “A relação entre as instituições tem que ser reafirmada cotidianamente, com muito respeito, com muita integração, com muito diálogo. Fiz questão de vir com toda a diretoria para ouvi-los, para começar a construir uma agenda comum de trabalho”, afirmou.
A opinião foi corroborada pelo presidente da Andifes, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR). “Precisamos de diálogo aberto, republicano, precisamos de gente que entende do ramo, que tem experiência na gestão, no sistema de saúde dos hospitais universitários. E esse encontro é motivo de grande satisfação para nós. Com isso, iniciamos formalmente um diálogo e, certamente, vamos trabalhar de modo muito solidário e colaborativo com essa nova gestão da Ebserh”, disse Fonseca.
Arthur Chioro reforçou ainda o papel da Ebserh na construção de um modelo de gestão que sirva como exemplo para outras instituições. “A universidade tem uma função social. Isso não pode ser diferente em relação aos hospitais administrados pela Ebserh. Temos que produzir assistência de qualidade e humanizada, ensino, pesquisa, inovação. Inovação, inclusive, nos modos de cuidar, nos modos de gerir hospitais. A Ebserh tem que ser um exemplo para as demais instituições”, finalizou.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh/MEC