Notícias
Avaliação
Rede Ebserh realiza o 5º ciclo de Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes nos hospitais vinculados
A participação dos residentes nesse espaço tem sido essencial para pensar ações que beneficiem esse público
Brasília (DF) – O 5º ciclo de Pesquisa de Satisfação do Residente foi iniciado nesta segunda-feira, 23 de outubro de 2023 e terá como público-alvo residentes de todos os hospitais universitários federais filiados. A pesquisa irá avaliar diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional.
Segundo o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, o objetivo da pesquisa é verificar a satisfação dos alunos com os seus respectivos programas de residência. “Essa pesquisa é de grande valor para nossa organização. Nela, identificaremos as potencialidades e os aspectos a serem aprimorados em nossos programas de residência, buscando o aprimoramento dos programas em prol dos residentes e dos serviços oferecidos à sociedade”, pontou.
A participação dos residentes nesse espaço tem sido essencial para pensar ações que beneficiem esse público. Como desdobramentos da pesquisa de 2019, foram destinados recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi), que orienta os hospitais a criarem Planos de Melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.
Os participantes deverão responder a pesquisa por meio de formulário eletrônico até 1º de dezembro deste ano.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh