Notícias
GESTÃO
Rede Ebserh/MEC tem novo vice-presidente
Novo gestor da Ebserh possui ampla experiência em obras de infraestrutura, patrimônio imobiliário e meio ambiente
Brasília (DF) – Atuar na gestão e integração dos hospitais universitários federais da Rede Ebserh/MEC, dar continuidade à otimização dos processos com foco em economia e qualidade, ao aperfeiçoamento dos serviços prestados e à melhoraria da produtividade. Esses são alguns desafios de Antonio César Alves da Rocha, novo vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que assumiu a função no início deste mês.
Para o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, o novo gestor chega para somar junta a uma equipe comprometida e com grande dedicação à missão de apoiar assistência, ensino e pesquisa nos hospitais. “Desde que assumimos a presidência da Ebserh, há três anos, avançamos em diversas áreas contando com o apoio da Vice-presidência e atuando de forma estratégica. Essa continuidade é importante e César Rocha será fundamental para mantermos a qualidade, atuando na gestão dos hospitais e oferecendo os melhores serviços para a população brasileira”, afirmou o presidente.
Antonio César Rocha é general de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro e desempenhará as atribuições antes exercidas por Eduardo Vieira. Ele iniciou suas atividades no final do ano de 2021 como assessor da Vice-presidência e, neste mês de fevereiro, assumiu como titular da área, com o intuito de dar continuidade ao trabalho de excelência que vinha sendo executado.
“Minha expectativa é que a Rede Ebserh consiga se manter nesse constante aperfeiçoamento, para que possa fazer jus ao slogan que a caracteriza: Ensinar para transforma o cuidar. O que percebi ao chegar na empresa foi a rapidez com que os avanços ocorreram. Os resultados positivos entregues nos estudos, pesquisas, infraestrutura, incorporação de novas unidades hospitalares, processos, metodologias e o próprio ambiente funcional da empresa nos indicam que a Ebserh está no caminho correto”, sinalizou o gestor.
Currículo
Natural de Fortaleza (CE), Antonio César Alves da Rocha tem 60 anos e seguiu a carreira militar no Exército Brasileiro, onde serviu por mais de 44 anos. É da Arma de Engenharia e possui ampla experiência em obras de infraestrutura, patrimônio imobiliário e meio ambiente. Foi oficial de campo em obras como a manutenção da BR 163 (entre Cuiabá e Santarém - PA), da BR 156 (entre Macapá e Oiapoque - AP), duplicação da BR 101 (no trecho da Paraíba) e implantação do Eixo Norte do Canal de Aproximação, integrando as bacias do Rio São Francisco. Além disso, foi Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh