Notícias
Gestão de pessoas
Rede Ebserh já convocou 913 aprovados no concurso nacional
Foram disponibilizadas 1.660 vagas em todo o país, sendo 533 para médicos, 998 para a área assistencial e 129 para a área administrativa
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) já convocou 913 candidatos aprovados no concurso nacional para os hospitais universitários federais vinculados à estatal. A maioria das unidades hospitalares iniciou, na última sexta-feira, 2 de outubro, as contratações desses profissionais, que passam a reforçar o quadro funcional da Rede Ebserh. “Esses profissionais nos ajudarão a continuar oferecendo uma assistência de qualidade e o apoio ao ensino, pesquisa e extensão, que são atividades típicas de um hospital universitário”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa.
Essas convocações foram possíveis após a Ebserh, em conjunto com outros órgãos, reverter o entendimento da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional, acerca da Lei Complementar 173/2020, que impedia a realização de contratações para substituir profissionais que se desligaram antes do dia 28 de maio de 2020 (início da vigência da lei complementar). O novo entendimento da PGFN, defendido pela Ebserh, é de que as reposições de vacâncias poderão ser feitas sem um limite temporal.
Um dos profissionais convocados é o médico ginecologista e obstetra Eliade Bezerra Duarte, lotado na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Meac). Bastante entusiasmado com o novo desafio, ele destacou a convocação como parte da realização de um sonho. “Depois de anos me dividindo entre Fortaleza e Iguatu, vou ter um lugar como a Meac para trabalhar e aprender muito”, disse.
Sobre o concurso
O concurso nacional da Rede Ebserh disponibilizou 1.660 vagas em todo o país, sendo 533 vagas para médicos em 88 especialidades, 998 vagas para a área assistencial em 53 especialidades e 129 para a área administrativa em 23 especialidades.
As publicações dos editais de convocação para os cargos disponíveis nos concursos vigentes não ocorrem mais por meio do Diário Oficial da União (DOU). As convocações estão sendo realizadas exclusivamente pelo portal da estatal e pelos sites das bancas organizadoras dos concursos, além do encaminhamento de e-mail com todas as orientações necessárias.
Ainda está em vigor decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10º Região que determina à Ebserh convocar prioritariamente os candidatos deficientes aprovados em todos os concursos da empresa, a fim de que se cumpra a cota mínima legal. Mas a empresa pode continuar realizando convocações de candidatos com Deficiência (PCD), naqueles cargos onde há lista de candidatos com deficiência aprovados, mas também da lista da ampla concorrência e da lista de candidatos negros ou pardos (PNP), no caso de cargos que não contam com candidatos com deficiência aprovados.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh com colaboração do CH-UFC