Notícias
Desenvolvimento
Rede Ebserh discute gestão, desafios e estratégias inovadoras em evento
Brasília (DF) – Começando nesta segunda (14) e estendendo uma completa programação até a próxima sexta (18), começou o “Ebserh Conecta”, iniciativa da estatal para gerar conhecimento, debates e integração da Rede. Tendo como foco os mais de 55 mil colaboradores da Ebserh, a iniciativa traz nomes como Pedro Mandelli, um dos mais influentes e reconhecidos consultores do Brasil, a jornalista e escritora Leila Ferreira, Paulo ChapChap, diretor Geral do Sírio-Libanês e o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros que se destacou nas buscas a vítimas da tragédia de Brumadinho, para citar alguns exemplos.
Após a cerimônia de abertura Pedro Aihara o responsável pela primeira palestra do evento com o tema: “Como manter a calma em momentos difíceis”. Ele destacou a importância da preparação prévia do profissional e do entendimento dos impactos da atuação na vida das pessoas como fatores essenciais para uma atuação segura. “Sempre há algo que ainda pode ser feito. A profissional que conduziu um helicóptero para salvar vítimas, por exemplo, tinha o mundo nas contas. Cada pequena falha pode levar a algum problema, mas aquela ação foi fruto de muito treinamento e por isso foi bem executada. Ela treinou repetidas vezes para executar”, analisou.
Em seguida, no debate “O papel estratégico dos hospitais de ensino” Paulo ChapChap, Diretor Geral do Hospital Sírio-Libanês, destacou a força e a responsabilidade da Rede Ebserh e dos hospitais de ensino na promoção e a construção de conhecimento.
Na parte da tarde, o consultor Mário Trentin detalhou o planejamento como função essencial para ter maior resolutividade das atividades. Segundo o profissional, um dos grandes erros de uma organização e dos profissionais é tentar encaixar o que já se tem como atividade na missão e nos objetivos da empresa. “O planejamento é o contrário. O que eu preciso fazer? Aí vou ver minhas atividades. Provavelmente boa parte do que estou fazendo não me leva a atingir o objetivo e pode ser eliminada”, analisou.
Confira a programação completa do evento no link.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social.