Notícias
BALANÇO
Rede de hospitais universitários realiza ações de prevenção ao câncer de próstata
No HUGV-Ufam foram atendidos 100 homens com mais de 40 anos. Foto: HUGV
Brasília (DF) - A próstata é uma glândula que apenas o homem possui, responsável pela produção de parte do sêmen. É nesse órgão que são encontrados tumores que levam ao câncer, doença mais prevalente nos homens. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora.
Para prevenir esse mal e cuidar da saúde do homem, hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aderiram à campanha Novembro Azul e, por todo o mês, realizaram ações de conscientização da população, consultas, exames e encaminhamentos para cirurgias e outros tratamentos.
HU-UFPel
A equipe do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), no Rio Grande do Sul (RS), mobilizou parte de seu quadro de funcionários para ir às ruas e manter contato direto com o povo. A ação, realizada no largo Edmar Fetter, convidou as pessoas que transitavam pelo local a refletir sobre o tema, por meio da distribuição de material informativo e do laço da campanha do Novembro Azul, preso ao peito de quem passava.
HU-UFS
Em Aracaju, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) promoveu uma manhã de palestras sobre saúde, abordando os temas Estimativas da Incidência do Câncer 2015 e Saúde do Homem - Orientações para Uma Vida Saudável. O evento reuniu colaboradores da instituição.
HUB-UnB
Na capital federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realizou a palestra “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. Em evento gratuito para alunos, colaboradores da instituição, comunidade e mulheres, puderam compartilhar as informações com colegas.
Complexo Hupes-UFBA
“Tudo Azul no Complexo Hupes” foi o nome da ação em prol da saúde dos trabalhadores no Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A campanha disponibilizou 50 consultas no Serviço de Urologia para os homens com mais de 50 anos que trabalham no hospital, além de palestra e orientações com distribuição de panfletos educativos nos serviços, por uma equipe multidisciplinar.
HU-UFGD
Os funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), no Mato Grosso do Sul, foram estimulados a cuidar da saúde, com distribuição de laços azuis, exposição de cartazes e exibição de vídeos com orientações sobre a saúde do homem. As mulheres também foram incluídas na atividade, pois são grandes incentivadoras para que parceiros, pais, filhos e amigos busquem a prevenção.
HC-UFTM
Além do atendimento ambulatorial de urologia rotineiro, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) ofereceu 300 consultas com foco especial na saúde do homem, destinadas tanto a colaboradores do HC quanto à população de Uberaba (MG). Dividida em três datas, com 100 consultas em cada uma, a Campanha Novembro Azul no HC-UFTM aconteceu nos dias 21 e 28 de novembro e terá a terceira etapa em 5 de dezembro.
Hucam-Ufes
Os profissionais do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) escolheram um albergue na região central de Vitória (ES), com a ajuda da prefeitura da capital capixaba, para levar informações sobre a prevenção e os cuidados com a saúde. Além de palestra, os profissionais de saúde incentivaram os albergados a fazerem o exame preventivo. Trinta atendimentos foram realizados. Dois deles precisaram de encaminhamento para o setor de Urologia do Hucam para avaliação e diagnóstico precoce das doenças inerentes ao homem, como os cânceres de próstata e de pênis.
HUGV-Ufam
No Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) foram atendidos 100 homens com mais de 40 anos em consulta especializada com urologista, exame físico (toque) e coleta de sangue (PSA). Além disso, houve a realização de palestras e debates sobre prevenção e saúde do homem.
Câncer de próstata
No mundo, o câncer de próstata é o sexto mais comum e representa 10% do total de cânceres. Cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, e a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a partir dos 50 anos o homem já procure o urologista para fazer os exames preventivos.
Em 2013, o câncer de próstata responsável pela morte de 13.772 homens no Brasil. O diagnóstico precoce é fundamental por se tratar de um câncer que não apresenta sintomas em seu estágio inicial, dando sinais somente quando já não restam muitas chances de recuperação.
Com informações dos HUFs