Notícias
ATENDIMENTO
Pronto Atendimento do HUB realiza mais de 17 mil atendimentos em um ano
O Hospital Universitário de Brasília comemora nesta semana um ano da reabertura do Centro de Pronto Atendimento (CPA) da unidade com a marca de 17.326 atendimentos no período.
O diretor de Assistência do hospital, Hervaldo Carvalho, destaca a importância do Centro para o hospital. "A reabertura do CPA foi um dos eventos mais importantes ocorridos no Hospital Universitário nos últimos anos porque nos deu a oportunidade de atender pacientes graves que tinham suas doenças pioradas pela falta dessa assistência".
Com a implantação, afirma Carvalho, o HUB passou a ter muitos pacientes em estado grave atendidos no próprio hospital. "Do ponto de vista assistencial, o CPA é indispensável. No que diz respeito ao ensino, o aluno precisa atender emergências para ter uma formação adequada. Nossos alunos não tinham esta oportunidade até um ano atrás".
Segundo Carvalho, em março de 2013 o hospital passará a dispor do CPA definitivo com um número de leitos quatro vezes maior, o que permitirá a ampliação da oferta de ambientes assistenciais e de ensino. O novo Centro, construído com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), terá um box de 12 leitos – hoje são apenas três – e uma área de internação de 21 leitos, no lugar dos atuais nove.
Além disso, haverá o aumento do número de consultórios, postos de medicação e observação, além de uma sala de procedimentos cirúrgicos. "Será bastante adequada aos novos rumos do hospital que é o atendimento de pacientes graves", afirmou o diretor.
Nos últimos dois meses, de acordo com a gerente administrativa do CPA, Terezinha de Jesus Oliveira Martins, o número de pacientes atendidos duplicou. "Em junho recebemos 987, enquanto em agosto este número passou de 1.400" disse.
Para comemorar a data, o HUB promove nesta sexta-feira, 21, uma série de atividades. A programação completa está disponível no endereço eletrônico da instituição.
O HUB, que integra a rede de 46 hospitais universitários federais, é um dos hospitais que manifestaram adesão à Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão do Programa Rehuf.
Assessoria de Comunicação Social com informações da Assessoria de Comunicação do HUB