Galeria de Imagens
SAÚDE HOSPITALAR
Projeto reduz infecções de pacientes e gera economia de mais de R$ 1 milhão ao Hospital da Rede Ebserh em Maceió (AL)
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal), vinculado à Rede Ebserh apresentou, no último dia 21, os resultados alcançados pelo projeto “Saúde em Nossas Mãos” na instituição. O “Saúde em Nossas Mãos” é um projeto nacional ligado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto foi iniciado em setembro de 2021 no Hupaa e finalizado em dezembro de 2023, alcançando a meta estipulada de redução de infeções (30%), obtendo diminuição significativa de custos, com economia estimada em R$ 1.380.506,79.
De acordo com a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Joyce Gomes, inicialmente o projeto tinha a intenção de reduzir em até 30% as infecções nas UTIs e aumentar em até 30% a adesão das práticas de higienização das mãos nos hospitais. “Essas ações não incluíam recursos humanos, mudança de estrutura, apenas pela mudança de processos e protocolos internos, ou seja, mudanças de atitudes”, destaca.
Na apresentação dos resultados, a infectologista do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Raquel Guimarães, divulgou aos gestores e chefias do hospital as melhorias provenientes das ações relacionadas ao projeto.
A iniciativa envolveu 188 UTIs no triênio e o Hupaa foi uma das instituições que participaram com o intuito de reduzir as infecções hospitalares relacionadas aos dispositivos invasivos (infecção de corrente sanguínea relacionada ao catéter venoso central, redução de infecção de pneumonia associada a ventilação mecânica e redução de infecção do trato urinário associado a ação da vesical de demora), como também aumentar a adesão às práticas de higienização das mãos em 30%. Além disso, o projeto busca promover o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções.
“Esse resultado só foi possível graças à participação dos profissionais da UTI geral que abraçaram a causa em conjunto com o controle de infecção do nosso hospital”, enfatiza Joyce.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Por Paulina Oliveira, com revisão de Danielle Campos