Notícias
Rede Ebserh
Projeto orienta mães para amamentação segura em tempos de pandemia
Projeto realizado de forma gráfica leva em conta a saúde da mãe e do bebê
Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh ((Mejc-UFRN/Ebserh) disponibilizou um material informativo para as mães lactantes em tempo de pandemia. Produzido por meio de um projeto de extensão desenvolvido na instituição, trata-se de um infográfico que visa instruir a amamentação no pós-parto e diante da situação da Covid-19 no país.
O projeto “Atenção à saúde das mulheres no puerpério imediato na Maternidade Escola Januário Cicco” tem o objetivo de assistir as mulheres no puerpério imediato prevenindo ou reabilitando os sintomas do trato urinário inferior decorrente das alterações da gestação e parto, bem como promover educação em saúde. Também foi incluso informações atualizadas sobre a amamentação durante a infecção do coronavírus.
Antes, as informações eram repassadas presencialmente, mas diante do contexto atual da Covid-19 e algumas limitações para execução do projeto, o grupo responsável elaborou o material informativo contendo parte dos cuidados com a amamentação. “Esse projeto ocorre desde 2014 na Maternidade, três vezes por semana, e além da assistência, há orientações sobre diversos temas como disfunções envolvendo os músculos do assoalho pélvico, doenças sexualmente transmissíveis, posturas na amamentação e no cuidado com o recém-nascido”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Maria Thereza Albuquerque.
Outras informações sobre doações de leite humano podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde .
Veja as dicas de amamentação para mães contaminadas .
Sobre o Banco de Leite da MEJC
Em funcionamento desde 1995, o Banco de Leite da Mejc é considerado referência no estado pela rBLH, sendo responsável pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte. Sempre adotou procedimento de segurança e, durante esta pandemia da Covid-19, tem seguido à risca as condutas para a Doação de Leite Materno, instituídas pela Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), por meio da nota técnica n°8/2020 , específica para esta situação.
Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Realizou processo seletivo emergencial com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia e disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Com informações da Mejc-UFRN/Ebserh