Notícias
CARNAVAL SEGURO
Prevenção de DST/aids é tema de campanha do HUB
Camisinha é a melhor forma de se prevenir contra aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Embora a maioria dos brasileiros (94%) saiba disso, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), do Ministério da Saúde (MS).
Para conscientizar sobre a importância do uso do preservativo na prevenção da transmissão de DST e aids, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) aproveita o feriado de carnaval e promove uma campanha educativa para pacientes, familiares e colaboradores.
Na sexta-feira, 13, das 10 às 16h, haverá ações de orientação em frente à Unidade de Pronto-Socorro (Emergência). No local, profissionais de saúde prestarão esclarecimentos sobre o assunto, entregarão material informativo e preservativos masculinos.
A atividade será coordenada por profissionais da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (Sost) e do Projeto Com-Vivência, serviço que presta assistência e apoio psicossocial a pacientes com HIV/aids.
Cenário aids/dados MS – Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de aids novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.
Serviço
Campanha de prevenção de DST/aids do HUB
Data: 13/2/15
Horário: das 10h às 16h
Local: em frente à Emergência
Projeto Com-Vivência HUB
O Com-Vivência é uma atividade de extensão da Universidade de Brasília (UnB) criada em 1996 para promover ações integradas de estudo e atendimento a pessoas com HIV/aids e familiares. O projeto oferece assistência social e psicológica, no ambulatório e na enfermaria, de forma alinhada à equipe médica do HUB.
- Principais atividades assistenciais: aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV e sobre práticas sexuais seguras, distribuição de preservativos, orientação e assistência social, atendimento psicológico individual, em grupo, conjugal e familiar, adesão ao tratamento antirretroviral e ao autocuidado, acompanhamento psicossocial de gestantes soropositivas.
- Principais atividades educativas: capacitação em HUV/aids para profissionais de saúde, educação, assistência social e segurança pública, organização e disponibilização de dados para pesquisa, assessoria para ações assistenciais, educativas e/ou de prevenção e oficinas sobre temas relativos a DTS/aids.
Assessoria de Comunicação HUB