Galeria de Imagens
Infraestrutura
Presidente da Rede Ebserh visita obras em hospitais universitários federais em Goiânia e Manaus
Brasília (DF) – Duas obras importantes ampliarão a qualidade nos atendimentos nos hospitais da Rede Ebserh em Goiânia e Manaus. Com a retomada de diversas atividades nas unidades hospitalares, suspensas ou reduzidas após o início da pandemia, o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, programou visitas a essas obras, além de poder acompanhar mais de perto as ações das gestões locais, além de alinhar procedimentos com a governança e universidades.
Na última terça-feira, 29, Ferreira foi a Goiânia acompanhar o início da mudança do antigo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) para as novas instalações, já concluídas. Na quarta, 30, o presidente foi a Manaus, onde fez uma visita técnica ao segundo prédio do novo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam/Ebserh), com previsão de entrega para março de 2020.
Nas duas visitas, o presidente da Ebserh ressaltou os esforços na melhoria da infraestrutura nos hospitais para qualificar ainda mais a assistência, aliada sempre ao apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Nossa atenção é voltada não só para a assistência oferecida nesses hospitais – de uma qualidade enorme –, mas também ao apoio àqueles que considero ser a razão de um hospital universitário: os alunos de graduação e pós-graduação”, destacou.
Agenda
Após a visita ao HC-UFG, em Goiânia, o presidente mostrou-se satisfeito com o que viu. “A impressão é a melhor possível, porque realmente será um salto de qualidade enorme para o hospital ocupar as instalações que foram construídas”, afirmou Ferreira.
Em Manaus, a agenda prevista até sexta-feira, 2, inclui visita às obras do novo prédio do HUGV, além de reuniões com o reitor da Ufam, com o gestor local do SUS, com o colegiado executivo e com os diretores dos cursos que utilizam a estrutura do Hospital para o ensino. Ferreira também irá visitar o campus da Ufam e o Ambulatório Araújo Lima.
Acompanharam o presidente em Goiânia a coordenadora de Gestão da Rede, Gislane Ladeia, e o coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica, Marcio Borsio. Em Manaus, Ferreira foi acompanhado pelo assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos, José Guerra, pelo diretor de Administração e Infraestrutura, Erlon Dengo, pelo chefe de Serviço de Infraestrutura Tecnológica, Rafael Gadelha, e pelo chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar, Fábio Landim.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh