Galeria de Imagens
Integração
Presidente da Rede Ebserh/MEC visita hospitais do Governo Federal no Pará
Belém (PA) – Na tarde da última sexta-feira, 27, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, visitou os hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que compõem o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/Ebserh/MEC). Na ocasião, o presidente da estatal pôde conhecer algumas das melhorias que estão sendo realizadas nos hospitais universitários, como a UTI pediátrica do HUJBB e a ala do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) do HUBFS.
Além do diálogo com os gestores do Complexo Hospitalar, o presidente da estatal também pôde conhecer alguns dos serviços que foram revitalizados recentemente, como a nova sala de tomografia do HUJBB, que em 2020 recebeu um novo tomógrafo para ampliar a capacidade do serviço, assim como a pediatria, inaugurada em agosto de 2020, que possui 22 leitos para pacientes referenciados pelo Sistema Único de Saúde. Na ocasião, Oswaldo Ferreira também visitou as obras do Serviço de Nutrição Dietética e da UTI pediátrica do HUJBB. “Pude ver aqui um espírito bastante voltado a poder fazer cada vez mais com o que se tem, por isso fico muito feliz com a visita”, disse Ferreira.
“Na Rede Ebserh buscamos sempre a melhoria dos hospitais em termos da qualidade do serviço prestado pelas unidades. Hoje, tive a oportunidade de ver uma melhoria bastante acentuada nos hospitais do CHU-UFPA, e, também, pude conhecer o Hospital Bettina Ferro, esta bela unidade que temos aqui na nossa rede”, salientou Oswaldo Ferreira. No HUBFS, servidores e residentes puderam mostrar os serviços nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e doenças raras, assim como as obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). “Pude ver aqui no HUJBB e no HUBFS um espírito bastante voltado a poder fazer cada vez mais com o que se tem, por isso fico muito feliz com a visita”, completou o presidente.
A superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Barroso, juntamente com os gerentes de administração, ensino e pesquisa e atenção à saúde dos hospitais universitários, destacou a importância do apoio que a Ebserh presta às unidades da Rede, assim como a abertura do diálogo. “É importante salientar que o CHU recebe muito apoio da Ebserh, atendendo à população com humanidade e com competência”, destacou. Os hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto são hospitais 100% SUS, ou seja, oferecem serviços completamente gratuitos de média e alta complexidade à população do Pará, sendo referência estadual e regional em diversas especialidades como infectologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, doenças raras, pneumologia, dermatologia, cirurgia geral, entre outras.
Sobre a Rede Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região que as unidades estão inseridas.
Com informações do CHU-UFPA/Ebserh/MEC