Notícias
Resultado
Pesquisa sobre o sono de quem combate a Covid-19 recebe reconhecimento internacional
Natal (RN) – Do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Ebserh, a pesquisadora e psicóloga Katie Moraes de Almondes, juntamente com nove profissionais certificados pela Sociedade Brasileira do Sono e pela Sociedade Brasileira de Psicologia, criou o projeto "Psicólogas do Sono Contra Covid-19” no intuito de ajudar os profissionais da saúde durante a pandemia.
De acordo com a psicóloga, logo que decretada a pandemia, ainda no mês de março, surgiu a ideia de convidar especialistas de todo o país, para a oferta de atendimentos virtuais aos profissionais da linha de frente. "No entanto, no decorrer do projeto, ampliamos também para outros profissionais da saúde sem relação direta com o enfrentamento à Covid-19”, explica.
A ação foi reconhecida internacionalmente pelo Erasmus, programa europeu de incentivo à professores, pesquisadores e estudantes, e exaltado durante o 6º Congresso de Neurociências e Aprendizagem da Europa.
O trabalho diário sucessivo contra uma doença mortal abala o emocional dos profissionais, ainda mais sem uma cura conhecida até então. “O resultado disso é que não consigo dormir. Estou com insônia associada ao meu trabalho por causa dos longos plantões e, na hora de encerrar meu plantão, penso em não voltar mais”, desabafa uma médica brasileira que preferiu fazer o relato anonimamente.
“O atendimento foi muito importante para orientar os profissionais e sugerir algumas atitudes para melhorar a qualidade do sono. Houve sim uma melhora após a orientação, além de conseguirmos nos aproximar para ajudar quando havia alguém com ideias suicidas ou sintomas de depressão”, conta Katie Moraes.
Sobre a Rede Ebserh
O Huol-UFRN é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde outubro de 2013. A Ebserh, criada em 2011, atualmente administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Cm isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do Huol-UFRN