Notícias
ASSISTÊNCIA
Pacientes da Oftalmologia do HC de Pernambuco recebem doação de óculos
Duzentos pacientes foram beneficiados com o projeto de doação de óculos. Foto: HC-UFPE
Recife (PE) - Uma parceria entre o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e o Lions Clube do Recife beneficiou 200 pessoas com a doação de óculos. O foco da iniciativa foi o de pacientes idosos ou infantis, atendidos pelo Serviço de Oftalmologia do HC e diagnosticados com déficits visuais de diferentes níveis.
“Quando percebi que o meu filho possuía dificuldade em enxergar o quadro na escola, fui ao Hospital das Clínicas em busca de tratamento. Ao chegar no HC, soube do projeto de doação de óculos. Achei a iniciativa ótima e o atendimento também”, avaliou Joseane da Silva, mãe de Lucas, de 8 anos, diagnosticado com miopia e um dos beneficiados com o projeto.
A iniciativa teve foco na prevenção e no diagnóstico da cegueira ou déficit visual de nível severo ou moderado causado por miopia, hipermetropia ou astigmatismo nos pacientes atendidos no ambulatório de oftalmologia; além disso, identificou as principais causas de déficit visual nas pessoas atendidas no local.
Os pacientes que apresentaram necessidade de correção óptica através de óculos receberam a receita com os respectivos graus de suas lentes e foram encaminhados para realizar o aviamento na óptica destinada pelo Lions Clube até que fosse completado o número de 200 óculos.
“A parceria com o Clube Lions foi firmada há 15 anos, sendo esta a primeira vez que houve a doação de óculos. Sabemos que o projeto foi bem recebido já que a maioria dos pacientes do Sistema Único de Saúde não tem condições de enquadrar no seu orçamento a compra de armações de óculos”, afirmou a chefe do Serviço de Oftalmologia, Isabel Lynch.
Pesquisa de Satisfação
Os 200 pacientes beneficiados foram entrevistados de forma aleatória durante o período de novembro a dezembro de 2015, e responderam 19 perguntas desenvolvidas para identificar o nível de satisfação em relação ao atendimento e o seu perfil socioeconômico.
De acordo com o estudo, 73% dos entrevistados concordaram plenamente que o médico lhe explicou bem os motivos para fazer cada exame; 97% concordaram plenamente que o médico o tratou de forma amistosa e cordial; 99% concordaram que o médico examinou e prescreveu o tratamento com muita atenção; 100% dos óculos foram conferidos; os mesmos 100% afirmaram que voltariam para uma consulta no ambulatório, se necessário; ademais, 92% deram nota 10 para o atendimento que receberam no ambulatório.
Com informações do HC-UFPE