Notícias
Reconhecimento
Ouvidoria de hospital da Rede Ebserh em Aracaju (SE) é vencedora de prêmio nacional sobre boas práticas
Brasília (DF) – A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, está entre as vencedoras do VI Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias na categoria “Fomento à Participação e ao Controle Social pelas Populações em Situação de Vulnerabilidade”.
O projeto vencedor é o “Ouvidoria Encanto”, criado para apresentar, por meio da música e do contato direto com os usuários e profissionais do hospital, o papel da Ouvidoria e a importância da participação do cidadão na gestão pública de modo a contribuir com a melhoria dos serviços ofertados no âmbito de um hospital universitário, que tem como pilares o ensino, a pesquisa e a assistência à saúde.
A atuação das Ouvidorias da Rede Ebserh tem sido destaque de diversas formas. Neste mesmo concurso de boas práticas, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) venceu, em 2020, na categoria “Fomento à participação e ao controle social” com o projeto “A importância dos elogios na experiencia do Hospital Universitário da UFMS/Ebserh”, ficando em 3º lugar entre as 69 ouvidorias concorrentes por todo o Brasil.
Outro ponto positivo para a Rede Ebserh no âmbito da atuação das Ouvidorias é o posicionamento no ranking de Transparência Ativa da Controladoria-Geral da União (CGU). Neste ranking, constam 287 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, com 18 unidades da Rede Ebserh ocupando a primeira posição, incluindo a Sede, visto que todas cumprem todos os 49 itens obrigatórios de transparência ativa, conforme avaliação da CGU.
Além disso, no passado, a Rede Ebserh/MEC registrou mais da metade dos elogios relativos ao Executivo Federal, de acordo com os registros apurados na plataforma Fala.Br. Foi o quarto ano consecutivo que a Ebserh se destacou nesse quesito de qualidade. Dos 12.777 elogios apurados em 2022, 6.634 foram direcionadas a alguma unidade vinculada, o que corresponde a 51,92% do total e quase 2 mil elogios a mais do que no ano anterior.
Segundo o Ouvidor-Geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, o resultado alcançado pelo HU-UFS, bem como os índices positivos apresentado em todos os hospitais vinculados, revela o compromisso com a inovação e a qualidade na arte de fazer Ouvidoria. “Esse reconhecimento por meio do Concurso de Boas Práticas da CGU vem como incentivo para que continuemos trilhando esse caminho”, declarou Rezende.
Para o ouvidor do HU-UFS, Fábio Nunes, um dos idealizadores da ação, estar entre os vencedores em um concurso nacional de Ouvidorias promovido pela CGU é um sinal do valor que atribuído à participação de todos no aprimoramento contínuo do serviço público. “Essa vitória confirma que a Ouvidoria do HU-UFS/Ebserh está promovendo melhorias na experiência dos usuários do sistema de saúde público e gratuito do Brasil. A Ouvidoria continuará empenhada em fortalecer e aprimorar a qualidade do serviço público, garantindo o respeito aos direitos de todos”, disse Nunes.
Concurso
Coordenado pela CGU, o Concurso de Boas Práticas é uma oportunidade para que as ouvidorias compartilhem suas experiências e promovam melhorias nos serviços públicos, além de promover a transparência e a efetividade das políticas públicas.
Estão entre as vencedoras na mesma categoria que o HU-UFS/Ebserh outras quatro instituições: Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE/PR) e Ouvidoria do Ministério da Fazenda.
Foram recebidas 67 inscrições, que foram avaliadas por comissões de julgamento em três temas e duas categorias. A seleção das práticas vencedoras foi realizada pela comissão avaliadora. Os participantes foram avaliados em quatro critérios: criatividade e inovação, custo-benefício, impacto da iniciativa e simplicidade e replicabilidade. O concurso teve o resultado final divulgado no dia 17 de maio.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh