Notícias
COLABORAÇÃO
Onze unidades da Rede Ebserh contribuem para revista científica do HU de Juiz de Fora (MG)
Publicação mostra o poder do trabalho em rede e da cooperação entre instituições para enfrentar desafios complexos e promover a melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde. Imagem ilustrativa: freepik
Juiz de Fora (MG) – O Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), publicou uma série temática sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde Hospitalar (ATS-H), em parceria com o comitê editorial da HU Revista.
São 11 artigos publicados, abrangendo uma variedade de tópicos, desde revisões sistemáticas até relatos de experiência. As editoras de seção responsáveis por essa iniciativa foram Érika Monteiro, representante do NATS do HU-UFJF/Ebserh, e Hérica Cirilo, do NATS do HC-UFG/Ebserh, com o apoio da Ebserh Sede na divulgação desta ação junto aos NATS da rede, através do Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e do Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica.
No atual cenário da saúde, a rápida evolução tecnológica tem sido uma constante, demandando abordagem criteriosa na avaliação e implementação de novas tecnologias nas instituições de saúde. É nesse contexto que os NATS desempenham um papel crucial, fornecendo embasamento científico para orientar gestores hospitalares em suas decisões.
"Destacamos a importância desta iniciativa, que evidenciou a diversidade e a amplitude dos trabalhos publicados pelos NATS da Rede Ebserh. Os artigos, originados de diversas regiões do Brasil, não só demonstraram a variedade de abordagens na Avaliação de Tecnologias em Saúde Hospitalar, mas também refletiram o compromisso conjunto com o progresso da ciência e da prática clínica em todo o país”, salientam as editoras.
Além de disseminação de conhecimento, a iniciativa também fortalece a colaboração entre os NATS da Ebserh. A série temática promove o intercâmbio de conhecimento entre eles, permitindo que experiências e melhores práticas sejam compartilhadas e adaptadas para diferentes contextos, criando sinergias que podem levar a avanços significativos na avaliação e adoção de tecnologias em saúde. Essa iniciativa exemplifica o poder do trabalho em rede e da cooperação entre instituições para enfrentar desafios complexos e promover a melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde.
Ao ser publicada na HU Revista, um periódico de acesso aberto e reconhecido, essa série temática alcança uma audiência ampla, contribuindo para a disseminação do conhecimento não apenas entre os profissionais de saúde, mas também na comunidade acadêmica em geral.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, José Otávio Corrêa, também editor chefe da HU Revista, ressalta a importância da avaliação de tecnologias em saúde, que emprega métodos claros e determinados para demonstrar o valor de uma tecnologia em saúde, objetivando direcionar para a tomada de decisões, promovendo equidade, eficiência e qualidade nos serviços e sistemas de saúde. “Em virtude disso, e por ser uma temática crucial no ambiente hospitalar, e para aprofundar as suas questões e as expectativas futuras relacionadas a ATS, decidimos sobre esta série. Além disso, sabemos que a comunicação por meio de artigos pode ser uma forma de se comunicar sobre uma temática. O artigo, na maioria das vezes, traz uma reflexão com resultados, embasada em uma bibliografia, e que se encaixa em uma necessidade constante de atualização dos profissionais. Assim, quem sabe, refletindo sobre o conhecimento adquirido, podemos trazer alguma ‘luz’ e sempre seguir pensando no que efetivamente podemos fazer para avançar", reflete.
A iniciativa também recebeu elogios da chefe de Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh Sede, Adriana Depieri: “Parabenizamos todos os envolvidos na realização dessa série temática! Iniciativas como essa são fundamentais para disseminar e fortalecer o uso da ATS e a importância do trabalho dos NATS”.
Portanto, a série temática sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde Hospitalar foi um testemunho do compromisso dos NATS e da Rede Ebserh com a excelência na avaliação e implementação de tecnologias em saúde, contribuindo assim para o avanço da ciência e o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população.
Acesse o HU Revista neste link.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh