Notícias
Diagnóstico
Mutirão de colonoscopia no Hospital Escola da Rede Ebserh/MEC em Pelotas (RS) reduzirá lista de espera pelo exame
A colonoscopia é um exame endoscópico que captura imagens em tempo real do intestino grosso e da porção final do intestino delgado
Pelotas (RS) – Lançado em novembro de 2020 para atender a demanda de exames reprimida pela pandemia, o Mutirão de Colonoscopia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HE-UFPel/Ebserh/MEC) realiza mais uma edição. A ação deve atender 56 pacientes até o final de setembro nos dias 11, 14, 21, 25 e 27, além de já ter ocorrido no dia 28 de agosto. Os pacientes já estão agendados e fazem parte da lista de espera da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Pelotas. A novidade é que foram incluídos pacientes para Endoscopia Digestiva Alta, exame que visualiza o tubo digestivo superior (esôfago, estômago e duodeno) e tem por objetivo diagnosticar gastrites, esofagites, tumores, úlceras, sangramentos e anemias.
A colonoscopia é um exame endoscópico que captura imagens em tempo real do intestino grosso e da porção final do intestino delgado. O aparelho utilizado chama-se colonoscópio e é um tubo fino e flexível com uma microcâmera que filma o interior do intestino. O objetivo do exame é investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais como, por exemplo, doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Além disso, a colonoscopia ajuda a diagnosticar a causa de diarreias crônicas e anemia sem causa aparente.
Conforme a chefe da Unidade do Sistema Digestivo, Cláudia Soares Costa, é importante que a população fique atenta a alguns sinais de doença intestinal como perda de peso sem causa aparente, anemia, dores abdominais e alterações do hábito intestinal. “A principal prevenção é a colonoscopia e a periodicidade da realização do exame depende dos achados endoscópicos”, detalha.
As ações mobilizam grande equipe da instituição, desde médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, residentes e colaboradores das áreas administrativas. “É nosso compromisso, como instituição pública, de ensino e 100% SUS, manter o atendimento em saúde à população, realizando ações para reduzir a fila de espera por exames”, ressaltou Cláudia.
Novas edições devem ocorrer nos três últimos meses do ano.
Sobre a Rede Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.
Com informações do HE-UFPel/Ebserh/MEC