Notícias
DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
Médica da Rede Ebserh ressalta que doenças autoimunes não são contagiosas
Doença pode se manifestar por meio de manchas vermelhas com escamas secas, esbranquiçadas ou prateadas, dentre outros sinais
Aracaju (SE) – A psoríase é uma patologia crônica, não transmissível, e que tem tratamento, mas não tem cura. No Dia Mundial da Psoríase, 29 de outubro, a dermatologista Jonnia Sherlock, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFS/Ebserh), ressalta que ainda existe muito preconceito, o que resulta em desconforto e constrangimento para a maioria dos pacientes. O HU-UFS/Ebserh é referência em tratamento para a doença no estado.
“As manifestações da pele estigmatizam muito o paciente. Ele tem dificuldade de se relacionar, de conseguir um emprego. Ele sofre, porque as pessoas se afastam achando que é contagioso. A ideia dos eventos que acontecem em todo o país no 29 de outubro é conscientizar, informar que a psoríase não é uma doença contagiosa, que existe o tratamento para controle”, afirma a médica.
Os sinais de psoríase são variáveis. A doença pode se manifestar por meio de manchas vermelhas com escamas secas, esbranquiçadas ou prateadas; pele ressecada e rachada, podendo sangrar; coceira; unhas grossas, descoladas; inchaço e rigidez nas articulações, entre outros. “A depender do tipo de psoríase, o tratamento corretamente aplicado pode ajudar muito a aliviar os sintomas desagradáveis, melhorando significativamente a qualidade de vida do paciente, incluindo aí aspectos sociais e até o desempenho sexual”, pontua a dermatologista.
Jonnia ressalta que a doença tem certa gravidade, porque aumenta o risco cardiovascular do paciente. “Ela se associa com inflamações em várias outras partes do corpo, além da pele, e aumenta o risco de hipertensão, de diabetes e de obesidade, por exemplo”, completa.
As lesões também podem ser agravadas por fatores emocionais, como o estresse. “O estresse emocional é um fator bastante conhecido por desencadear a doença, mas esse estresse é apenas um dos fatores desencadeantes. A redução da ansiedade também é importante no controle da doença. A psoríase tem uma base genética que faz com que o paciente esteja predisposto a manifestá-la. Com frequência a gente observa um padrão em pacientes com psoríase, ele pode ter sobrepeso, ter ansiedade, depressão, características que vão além das alterações de pele”, detalha a médica.
Prevalência
A Sociedade Brasileira de Dermatologia estima que cerca de 3% da população brasileira tenha psoríase. “É importante dizer que a psoríase, em teoria, não tem cura. Recentemente saiu uma nova portaria do Ministério da Saúde que incorpora ao Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos de alto custo, específicos para a psoríase, não são medicamentos novos, a grande novidade é que o SUS passou a oferecê-los e eles são específicos para a doença”, informa Jonnia.
Para ter acesso às medicações, que são de alto custo, é preciso ter uma prescrição de médico dermatologista, além do acesso, em cada estado, aos centros que distribuam medicamentos de componente especializado da assistência farmacêutica.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HU-UFS/Ebserh