Galeria de Imagens
Gestão
Maternidade da Rede Ebserh no Ceará assina contratos internos de sete unidades de produção
Fortaleza (CE) – A pandemia adiou a assinatura dos contratos que estavam prontos desde março, mas a solenidade realizada nesta quinta-feira, 3, esteve à altura do compromisso e da espera. A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC/Ebserh) celebrou sete dos dez Contratos Internos de Gestão (CIG) de Unidades de Produção (UPs) – setores da maternidade – dentro do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar (MGAH) da Rede Ebserh. O ato teve a contribuição de representantes da administração central da Ebserh, via videoconferência.
Foram celebrados os contratos das UPs: Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto; Clínica Obstétrica do 1º andar; Clínica Cirúrgica e Obstétrica do 2º Andar; Bloco Cirúrgico; Centro Obstétrico; Emergência; e Unidade Neonatal. O diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Gato, salientou as unidades hospitalares do Ceará serão referência para os outros hospitais, por terem maior experiência em UP da rede, anunciando que a Ebserh seguirá apoiando e protegendo, com controles e regras, os hospitais na tarefa de ensinar e cuidar.
O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Carlos Augusto, explicou que estes contratos fazem com que aqueles que mais conhecem as peculiaridades dos serviços tenham conhecimento das metas e da necessidade de seu cumprimento de forma adequada. “Permite-nos avaliar pontos de melhoria com a visão não só da gestão, mas também de quem está fazendo a assistência e o ensino. É uma mudança de paradigma importante para a gestão hospitalar, fundamental para a sermos sustentáveis”.
“Cada contrato destes traz um plano de ação. Os coordenadores de UPs e chefes de serviços conduziram de forma muito efetiva essa elaboração”, completou o gerente de Atenção à Saúde da Meac, Edson Lucena. O chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar da Rede Ebserh, Fábio Landim, Fábio Landim reforçou que esses contratos dão muito mais subsídio e conteúdo para fundamentar a discussão da próxima Contratualização com o gestor. “Daqui em diante, vocês receberão consultas e visitas de outros hospitais, como benchmark, porque essa experiência mais que vivenciada por vocês é muito importante para o aprimoramento do processo”, concluiu.
Antes das assinaturas, a chefe do Setor de Regulação (SRAS) da Meac, Andreia Aguiar, agradeceu às equipes das UPs, destacando que a instituição já tinha o hábito de monitorar frequentemente os resultados com a rede de saúde de Fortaleza. “Temos um trabalho longo, de ajuste de indicadores, mas esse processo sendo construído em conjunto é muito mais produtivo”, disse. Andreia reforçou que a MEAC responde por quase 20% dos partos realizados em Fortaleza e mais de 40% dos partos de alto risco no Estado. Ao que Gatto concluiu destacando: “Vocês lidam com as alegrias e as expectativas da nova geração!”.
Sobre a Ebserh
A Meac, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Com informações da Meac-UFC/Ebserh