Séries Especiais
ESPECIAL DIA DAS MÃES
Karla, maternidade com coragem
Determinação é a palavra que orienta a vida de Karla Neres, de 32 anos. Ela, batalhadora como sempre foi, lutou pelos seus sonhos e precisou conciliar a maternidade com os desafios que a vida apresentou. Ânimo e persistência estão junto a ela. Mulher de força. Mãe de coragem.
Aos 20 anos, ela descobriu a gravidez. Teve que abrir mão, por um tempo, de tentar o vestibular para abraçar a nova missão. Quando o filho Enzo tinha três anos e meio de idade, houve a separação do casamento dos pais, e Karla precisou conciliar o trabalho como vendedora e a criação dele sozinha, que hoje está com 12 anos. “Ele é a minha prioridade”.
Como mãe solo, verdadeira guerreira na proteção do filho, é chão para caminhada de Enzo e alicerce para o crescimento dele. Enfrentou dificuldades financeiras, mas se manteve de pé: “Uma mãe não quer deixar faltar nada para o filho”. E não deixou. Batalhou dia após dia e conseguiu sustentar o menino, no alimento, na saúde, na educação, no amor. O que mais pesa na rotina é não existir a proximidade da figura paterna compartilhando os momentos que o filho precisa. “Para resolver as dificuldades na escola ou quando ele está doente, mãe solo acaba sobrecarregada porque são muitas coisas e não tem o pai presente para dividir. É você sozinha para tudo, exatamente tudo”.
Diante dos desafios e da sua valentia, orgulha-se de ter conseguido educá-lo de forma amorosa e cuidadosa, e já contempla um menino espontâneo e alegre, como ela mesma admira. Karla, que sempre se preocupou em fornecer o melhor futuro para o filho, tem Enzo como seu principal impulsionador para alcançar novos horizontes. Em mais um ato de coragem, ela decidiu retomar os estudos e está cursando atualmente Biomedicina, conciliando com a maternidade e o trabalho como recepcionista da Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina/PE, cargo em que está há um ano.
Para Karla, tudo vale a pena por amor a Enzo: “Meu filho é o que dá sentido à minha vida. Ele é minha prioridade, meu amor, meu príncipe. Tudo que faço e planejo é pensando em seu bem-estar. Sempre quis ter um filho e me sinto realizada e feliz por ser mãe do meu Enzo”. Unidos, colecionam todos os momentos da vida juntos, em especial, nas viagens que tanto gostam de fazer. Ele cresceu ouvindo sobre companheirismo e, assim, entendeu que era isso que eles eram um para o outro. Essa palavra tornou-se o elo em suas vidas, consolidando a relação entre mãe e filho. Ela é por ele, e ele por ela.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Por Marcelo Sandes e Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos