Notícias
Evento
Inscrições abertas para evento que debaterá desafios e conquistas em tempos da pandemia do coronavírus
O evento terá como tema “Desafios e Conquistas em Tempos de Pandemia”, com palestras transmitidas ao vivo por plataforma digital
Salvador (BA) – Entre os dias 19 e 20 de novembro, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh) discutirá os desafios e as conquistas em tempos da pandemia do coronavírus. As discussões fazem parte do III Congresso do Complexo Hupes e as inscrições para o evento já podem ser realizadas por qualquer pessoa. Para esta edição, o evento será totalmente online em virtude das medidas restritivas de circulação de pessoas para evitar o contágio do coronavírus.
Mesmo em tempos de pandemia, o Hupes se manteve na vanguarda do conhecimento na área da saúde, do ensino, da pesquisa e inovação, da extensão e da gestão. Produziu saberes, discutiu paradigmas e implementou mudanças assistenciais, pedagógicas e organizacionais que serão agora partilhadas com a comunidade durante o seu segundo congresso.
O evento será destinado a profissionais, professores, estudantes que atuam na área da saúde, além de usuários do hospital e comunidade em geral. O congresso tem como premissa ser um momento inclusivo e de construção coletiva, visando criar um ambiente de discussão ampliada entre os diferentes membros de sua comunidade, favorecendo um cuidado integral, humanizado e de qualidade aos pacientes.
O II Congresso do Complexo Hupes, com o tema “Desafios e Conquistas em Tempos de Pandemia”, terá palestras transmitidas ao vivo por plataforma digital a partir das 8h30. Será um evento gratuito, com certificação para os participantes.
Veja aqui a programação completa do evento.
A inscrição para o evento pode ser realizada aqui.
Atuação da Rede Ebserh
Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Com informações do Hupes-UFBA/Ebserh