Notícias
ENSINO E INOVAÇÃO
Inauguração do Centro de Ensino Baseado em Simulação marca os 39 anos do Hospital da Rede Ebserh em Cuiabá (MT)
Cuiabá (MT) – Consolidando seu compromisso com a saúde pública e o ensino, nesta terça-feira (1º), o Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou 39 anos de história com a inauguração do Centro de Ensino Baseado em Simulação (CEBS). O novo espaço, equipado com simuladores e equipamentos médico-hospitalares, possibilitará aos acadêmicos e profissionais vivenciarem situações reais de atendimento. As obras do CEBS foram finalizadas com investimento de aproximadamente R$ 80 mil, proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Com a iniciativa, o HUJM-UFMT fortalece o comprometimento com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a excelência no ensino, além de contribuir para a qualificação dos profissionais que atuarão na área da saúde. A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo, ressaltou que o CEBS é uma ferramenta de ensino voltada para a melhoria na qualidade do atendimento. “O dia a dia do Hospital faz com que as necessidades da assistência sejam soberanas, mas ensino e atendimento são como irmãos siameses. Um puxando o outro. Preparando melhor nossos estudantes e profissionais para uma assistência de melhor qualidade”, enfatizou.
Além disso, a Diretora enalteceu o trabalho em conjunto entre: Ebserh, Universidade, Hospital e outros órgãos públicos ligados à saúde, tanto no âmbito municipal quanto estadual, para a concretização do atendimento de qualidade.
O CEBS conta com um ambiente moderno e adequado para a aprendizagem e a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde e bem-estar da população. O reitor da UFMT, Evandro Soares disse que sempre defendeu que o HUJM, como parte da Universidade, tem a missão de ensinar e faz isso através do atendimento, da extensão. “Para formar um profissional a UFMT precisa de ensino, pesquisa e extensão, como é feito aqui. Na extensão, compartilhamos com a comunidade o conhecimento que desenvolvemos e trazemos para dentro da Universidade os problemas que essa comunidade enfrenta, para estudarmos e, assim, formar o tipo de profissional que ela precisa”, declarou.
Nesse sentido, a superintendente do HUJM, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, afirmou que o CEBS trará a oportunidade de trabalhar o ensino de forma que haja mais controle das situações, mas sem ignorar a importância do contato humano. “Todo o aprendizado tem uma curva. No CEBS, a gente pode treinar esse início de curva em um ambiente controlado, de forma a não expor pacientes a riscos e, quando chegar ao paciente, permitir o foco em uma abordagem mais humana”, complementou a gestora. A inauguração do CEBS faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão para o período de 2021-2023.
Para a gerente de Ensino e Pesquisa do HUJM, Márcia Hueb, além de ser o único centro do tipo em um Hospital Universitário público de Mato Grosso, o CEBS, também, é o de maior qualidade do estado. “Melhorando em nossa capacidade de formar profissionais que vão prestar a assistência à saúde no futuro, estamos promovendo também uma melhor qualidade no atendimento desde agora”, acrescentou.
Apesar do Centro ser novo, o trabalho com simulações no HUJM teve início em 2014, durante a preparação para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O coordenador do Centro, Emilio Carlos Alves dos Santos, explicou que os primeiros simuladores chegaram em 2018. A simulação em saúde possibilita o desenvolvimento de competências práticas, complementou Emílio: “O CEBS atenderá uma formação multidisciplinar, permitindo que alunos de diferentes áreas interajam em cenários simulados, com dinâmicas controladas por computador, visando não só o reforço dos conhecimentos da área da saúde, mas também o desenvolvimento de habilidades como capacidade de tomada de decisão, comunicação, liderança e interprofissionalidade”.
Após a solenidade, ocorreu o descerramento da placa inaugural e a abertura oficial do CEBS, com o corte da fita e a visitação às novas instalações.
CEBS transformando a educação e a atualização em saúde no HUJM-UFTM
A simulação em saúde é um método eficaz e seguro para o desenvolvimento de habilidades, pois permite a ampliação e a antecipação das práticas profissionais no contexto da formação e educação permanente em saúde. Uma das vantagens da simulação é a oportunidade de desenvolver competências em um ambiente controlado e ético, onde erros são permitidos para aprender e aperfeiçoar técnicas antes de aplicá-las em situações reais.
O Centro foi planejado de forma a ser flexível, oferecendo diferentes cenários de prática e recursos como salas de simulação que reproduzem a assistência em leitos de alta complexidade. O CEBS conta com dois quartos equipados com simuladores para treinamentos em saúde. Os simuladores são bonecos que imitam estruturas do corpo humano em diferentes estágios da vida, permitindo a prática e o aprimoramento de habilidades. Além disso, as simulações são controladas pela central e transmitidas, em tempo real, para as salas de aula, possibilitando o acompanhamento de um número maior de pessoas.
As ações realizadas no CEBS, também, podem ser gravadas e utilizadas em avaliações, ensino, pesquisas, extensão e outros projetos acadêmicos e hospitalares. Com essa estrutura, o HUJM-UFMT se consolida como referência em ensino e pesquisa na área da saúde, preparando profissionais capacitados para o exercício de suas funções na área da saúde.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andréia Pires com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh