Notícias
ATENÇÃO À SAÚDE
HUB inicia atividades para implantar linhas de cuidado
Como início das atividades de implantação de linhas de cuidado no Hospital Universitário de Brasília (HUB), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, em parceria com o hospital e a Universidade de Brasília (UnB), a oficina "Linhas de cuidado: compartilhando conceitos e experiências de implantação". O evento ocorreu dias 7 e 8 de outubro, na Fiocruz, no campus universitário Darcy Ribeiro, em Brasília (DF).
O encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre gestores e colaboradores do HUB e da Ebserh, professores e alunos da universidade e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O objetivo foi promover o debate e identificar os processos assistenciais necessários para a elaboração de linhas de cuidado na instituição.
Para iniciar o novo modelo, a instituição prevê a implantação de duas linhas de cuidado: materno-infantil e cardiovascular. Durante a oficina, houve a formação de quatro grupos de trabalho. O objetivo foi promover a reflexão à cerca do processo de estruturação das linhas de cuidado no HUB a partir do debate e da apresentação de dois casos clínicos, um relacionado à cardiologia e outro à área materno-infantil.
Para Hervaldo Sampaio Carvalho, superintendente do hospital, a mudança no modelo assistencial é um ponto-chave na fase de reestruturação física, de recursos humanos e de equipamentos pela qual passa o HUB. "O atendimento centrado no paciente é a grande transformação da instituição. Precisamos criar um ambiente para que as linhas de cuidado cresçam e floresçam", disse.
De acordo com Rosane de Mendonça Gomes, da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, o HUB faz parte de um grupo de oito hospitais universitários federais que iniciam o processo de reconstrução do modelo de atenção à saúde. "O momento é de sensibilização e alinhamento conceitual para estruturar a estratégia de implementação de linhas de cuidado, centrada no usuário, com abordagem multiprofissional", afirmou.
Sônia Nair Báo, vice-reitora da UnB, destacou a relevância dessa estratégia de atendimento para a população e para a formação de alunos e residentes. "Temos de pensar na comunidade, onde o paciente está inserido. Esse olhar é fundamental para a oferta de melhor atendimento e para a formação dos profissionais de saúde", avaliou.
Linha de cuidado
É um modo de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os serviços de saúde para garantir o cuidado integral do usuário, de modo responsável, coordenado e de acordo com suas necessidades, ao longo de todo o itinerário que faz nos serviços de saúde.
Com informações da Ascom/HUB