Notícias
Saúde digital
Huab oferece Serviço de Assistência Especializada Infantil com atendimento virtual
Ambulatório entra em contato via whatsapp e passa o link de acesso para a sala de consulta virtual, onde o médico já está aguardando
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vinculado à Rede Ebserh (Huab-UFRN/Ebserh), implantou o teleatendimento relativo ao Serviço de Assistência Especializada Infantil (SAE infantil). O público-alvo é formado por crianças do alojamento conjunto ou pediatria, encaminhadas pelos profissionais e residentes do Huab, por apresentarem algum tipo de patologia que necessite de acompanhamento pediátrico e por infectologista.
São atendidos os casos de crianças que fazem acompanhamento médico no Huab ou que nasceram no hospital e que precisaram de tratamento, como, por exemplo, casos de criança portadora de HIV, toxoplasmose, rubéola, dengue, Chikungunya ou, Zika, dentre outras doenças.
O serviço virtual foi desenvolvido diante da evolução da pandemia de Covid-19 e a necessidade de reduzir o risco de exposição mediante aglomeração e deslocamento de profissionais e pacientes. Com a interrupção presencial dos atendimentos, foi criado um protocolo de teleconsulta e desenvolvida uma tecnologia própria para manter a assistência aos usuários atendidos no serviço.
O residente é quem encaminha essa criança para o pediatra ou infectologista, sendo realizado o agendamento por meio de uma ligação telefônica para os pais dos pacientes, que respondem a perguntas de um check list. Também busca-se saber se os pais possuem smartphone com câmera. Se todos os pré-requisitos forem atendidos, o ambulatório agenda a consulta e, na data e horário agendados, entra em contato com a mãe via whatsapp e passa o link de acesso para a sala de consulta virtual, onde o médico já está aguardando.
Para a teleconsulta, é reservada uma hora para cada paciente, com a segurança de certificação digital, além do respaldo legal e ético. Ao final da consulta, o médico encaminha a solicitação de exames, caso necessário, além de prescrição médica, laudos, atestados, declarações.
SAE infantil
O Serviço foi implantado a partir da necessidade de descentralização do atendimento do estado do Rio Grande do Norte. Sua operacionalização teve como base uma política de assistência voltada para o bem-estar, a humanização e a qualidade de vida do usuário, perfil pertinente ao serviço do Hospital Universitário Ana Bezerra. A implantação do serviço permitiu garantir a ampliação do processo de descentralização da atenção, oportunizando resolutividade, equidade e integralidade da assistência que antes era realizada exclusivamente em um hospital de Natal, capital do estado.
O SAE tem função de suporte ambulatorial, assegura a assistência durante o período de melhora clínica dos pacientes, orienta-os e direciona-os, segundo as necessidades, a outros serviços. Também incentiva a adesão ao tratamento e a aceitação dos familiares à nova condição de ter uma criança ou adolescente com risco de transmissão vertical, portador do vírus HIV ou de outras doenças infecciosas perinatais. Como cidade polo, Santa Cruz, é também referência para as Unidades de Saúde da Família de Municípios vizinhos, além de outras localidades, e pode atender a demanda espontânea de outros serviços ou da própria unidade que vem ao serviço em busca de atendimento e acompanhamento.
O Serviço é integrado por uma equipe multidisciplinar que atua de diversas formas e níveis de cuidados peculiares a cada área, servindo também para capacitação da equipe de residência multiprofissional e de pediatria e de campo de estágio para graduação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN. Os profissionais integrados são: médico pediatra com capacitação e experiência em infectologia, enfermeira, psicólogo, assistente social, nutricionista e farmacêutica.
Atuação da Rede Ebserh
Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Com informações do Huab-UFRN/Ebserh