Notícias
SAÚDE DO CORAÇÃO
Hospital Universitário em Aracaju oferece Reabilitação Cardíaca pelo SUS
Aracaju (SE) – Pacientes com doença cardiovascular e insuficiência cardíaca podem contar com o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) para realização de Reabilitação Cardíaca. A unidade é a única no estado a oferecer o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Entre os objetivos da reabilitação estão a melhora do condicionamento físico, a qualidade de vida e a redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. O serviço também atende pacientes em pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio e troca valvar.
A superintendente do HU-UFS, Ângela Silva, ressalta que o serviço reforça a missão da unidade. “Esse é apenas um dos serviços que demonstram que o HU cumpre o seu papel de hospital escola, voltado ao ensino, pesquisa e assistência”, afirma.
“A reabilitação cardíaca existe no HU desde fevereiro deste ano. Os nossos pacientes chegam normalmente encaminhados por dois hospitais de Sergipe que têm vínculo com o programa, o Hospital Cirurgia e o Hospital do Coração”, informa a fisioterapeuta Géssica Oliveira, que atua em parceria com o educador físico Ayslan Jorge.
Benefícios
Uma pessoas atendidas pelo programa é a assistente administrativa Raquel Andrade, de 34 anos. “Fiz uma troca de válvula e, para mim, está sendo excelente participar desse programa. Posso dizer que tive uma melhora de 90% desde o dia em que iniciei. Faço exercícios na bicicleta, resistência com pesos e sempre participo das caminhadas”, afirma Raquel.
As caminhadas são realizadas periodicamente, em locais abertos da cidade de Aracaju. A última delas ocorreu no Parque da Sementeira, no final de setembro. A próxima acontece no dia 24 de outubro, no mesmo local. A Atividade tem aproximadamente uma hora de duração, sendo 40 minutos efetivos de caminhada e o restante do tempo de outros exercícios.
Resultados
O aposentado Jorge Mota, 61, é outro beneficiado com o programa. “Eu já melhorei muito. Antes me sentia cansado até em caminhadas curtas. Sempre procuro participar de tudo, seguir o tratamento corretamente”, diz Jorge.
Já o professor Marcos Melo, 40, passou por uma cirurgia cardíaca há cerca de três meses. “Cheguei aqui muito debilitado, cansando com facilidade, com dificuldade para fazer uma simples caminhada. Aqui encontrei todo o apoio, inclusive psicológico”, conta o professor.
No HU de Sergipe, o Ambulatório de Reabilitação Cardíaca é um dos serviços ofertados pela Unidade de Reabilitação, e está vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia e Readaptação Funcional da UFS (Laperf). Estão à frente do Ambulatório a fisioterapeuta Géssica Oliveira e o professor Manoel Cerqueira, do Departamento de Fisioterapia da UFS.
Com informações do HU-UFS