Notícias
Rede Ebserh/MEC
Hospital Universitário do Governo Federal em Lagarto (SE) adota ‘Prontuário Afetivo’ para pacientes da UTI Geral
Com informações do HUL-UFS/Ebserh/MEC
Lagarto (SE) – Criar laços de afinidade com informações que identifiquem o paciente, como o tipo de música que gosta, como costuma ser chamado pelos familiares, nome do marido ou da esposa, dos filhos, dos pais, ou até mesmo o resultado do jogo do time que ele torce. Esse é o objetivo de mais uma ação de humanização desenvolvida no Hospital Universitário do Governo Federal, em Lagarto, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HUL-UFS/Ebserh/MEC). As informações citadas têm sido utilizadas pelos profissionais de saúde da unidade através do projeto ‘Prontuário Afetivo’, adotado para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do hospital.
O propósito é mostrar um pouco quem é a pessoa por trás do usuário, fortalecendo vínculos, gerando um atendimento mais personalizado e contribuindo para uma assistência mais humanizada. As informações são coladas em cartazes afixados no leito do paciente, podendo ser acessadas por todos os profissionais da equipe assistencial.
“Percebemos que seria uma forma dessas informações chegarem a todos da equipe, favorecendo a aproximação e fortalecimento de vínculos entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Temos percebido essa melhor relação, principalmente com os profissionais de saúde conseguindo enxergar os pacientes para além da sua doença, fortalecendo a participação no seu processo de cuidado”, ressalta Felipe Barbosa, terapeuta ocupacional do HUL e profissional responsável pela inciativa.
“Compartilhar tais informações aumenta o leque de conversação com o paciente, traz a equipe para a realidade dele, faz sentir-se importante, estreita laços, vínculos, tanto entre pacientes quanto entre os familiares e humaniza”, afirma Julia Farias, chefe substituta da Unidade de Cuidados Intensivos do hospital. “Não medimos esforços para humanizar o cuidado oferecido aos nossos pacientes, 100% usuários do SUS. E ter a certeza de que cuidamos do amor da vida de alguém nos motiva ainda mais”, complementa Gustavo Rios, chefe da Unidade de Reabilitação do HUL.
Sobre a Rede Ebserh
Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Com informações do HUL-UFS/Ebserh/MEC