Galeria de Imagens
Outubro Rosa
Hospitais da Rede Ebserh no RJ promovem dia de beleza para pacientes da Oncologia
Rio de Janeiro (RJ) – Outubro Rosa é o mês da prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero, que podem ser devastadores caso não tratados. Mas além da dor física, devido à agressividade dos procedimentos em algumas etapas, outro sofrimento, igualmente intenso, pode atingir as pacientes: a perda de confiança e amor-próprio. Pensando nisso, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e o Hospital Universitário Antonio Pedro, vinculados à Rede Ebserh (HUGG-Unirio/Ebserh), promoveram diversas ações, dentre elas um dia da beleza para suas pacientes.
“Entendemos que o tratamento e o fato de estar com câncer mexe muito com a mulher, como qualquer doença crônica ou ameaçadora da vida. Mas o câncer de mama, principalmente quando tratado com quimioterapia, levando à queda de cabelo, ou quando traz mudanças corporais tão importantes, como as causadas pela mastectomia, afeta bastante a autoestima da mulher. O objetivo, então, foi proporcionar um trabalho sobre essa questão do feminino e a questão da autoimagem. Ajudar as mulheres a perceberem que apesar de todas essas mudanças, que apesar de todos esses ataques é importante que sigam se amando, se cuidando e se valorizando”, explicou Priscila Cassemiro, coordenadora da Comissão de Humanização do HUGG.
Durante o evento, duas profissionais voluntárias da área da beleza fizeram maquiagens e sobrancelhas nas usuárias. Além disso, houve oficina sobre autocuidado, oficina de amarração de lenços e, também, música, que foi levada para as enfermarias femininas por meio de um aluno de música da instituição. Todas as pacientes, que puderam receber, levaram, também, um kit de brinde com um lenço e um par de brincos.
“Quando achei que o túnel estava fechado, as médicas daqui me deram um novo sentido. A mão que me estenderam é inesquecível. A equipe da Oncologia e da Psicologia são muito carinhosas, vão além do tratamento”, disse Sueli Viana, paciente do hospital, durante uma roda de conversa realizada durante a ação.
A iniciativa viabilizada pela Comissão de Humanização, por meio de um Grupo de Trabalho específico, contou, ainda, com o apoio da Coordenadoria de Cultura da Unirio, do grupo Renascer e das equipes de fisioterapia, terapia ocupacional e a Comissão de Cuidados Paliativos do HUGG.
Ação no Huap
Emoção, alegria e troca de experiências. Esses foram os principais pilares do evento de Outubro Rosa realizado pelo serviço de mastologia Huap. Realizada na última terça-feira (18), a ação reuniu diversos pacientes de câncer de mama que fizeram ou ainda fazem tratamento no hospital. O ponto alto do encontro foi a exposição de depoimentos e fotos de mulheres e homens já curados da doença, que decidiram compartilhar suas histórias para encorajar os que ainda estão passando pelo processo de cura.
Além da exposição, os pacientes receberam mimos, como kit de brindes, lanches e uma tarde de beleza, com direito a maquiagem, produção e fotos.
As fotos da exposição foram feitas pelo fotógrafo Daniel Resende. Segundo a mastologista e chefe do serviço, Julia Dias, o evento só foi possível com toda a solidariedade. “O hospital muitas vezes é onde as pessoas são acolhidas e tratadas, mas também tem angústia, sofrimento e momentos difíceis. Trazer ao hospital esse momento de confraternização é bom para mostrar o carinho que temos por cada uma das nossas pacientes”, comenta a médica.
Foi uma tarde cheia de sorrisos e de esperança. Imagina para Fernanda Goes, uma das pacientes convidadas para participar da exposição? “Estar aqui é ainda melhor porque muitas vezes você não tem a oportunidade de fala. E quando surgiu a minha, tive que aceitar. Ver minha foto é ver que percorri um bom caminho. Descobri o câncer em 2017 e operei em 2019. Aqui, me abriram as portas e me acolheram. Se eu não tivesse me tratado aqui, não teria contado minha história. A gente vira uma família”, lembra Fernanda.
Com informações dos hospitais