Galeria de Imagens
ACORDO
Hospital da Rede Ebserh no Ceará e Prefeitura de Fortaleza ampliam oferta de exames e cirurgias
Fortaleza (CE) – Na manhã desta segunda-feira, dia 04, ocorreu a solenidade de assinatura do termo de compromisso entre o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza para aumento da oferta de exames de imagem e cirurgias de média complexidade nos próximos dois anos. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina da UFC (Famed), no Campus do Porangabussu, contando com a participação do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do secretário municipal de Saúde, Galeno Taumaturgo, entre outras autoridades.
Qualificando o momento como um marco simbólico, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, destacou que esse documento é um reconhecimento do papel que o HU desempenha para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local, e que isso é conquistado por todos que fazem parte da instituição. “Não sou eu quem estou assinando, mas todos nós, como comunidade do Complexo Hospitalar e da Faculdade de Medicina. Nos comprometemos, cada vez mais, a fazer parte dessa rede, não como um ponto isolado, mas como um componente essencial para que a linha de cuidado funcione e gere resultado. É preciso que a gente entregue saúde para as pessoas. Vamos juntos entregar cada vez mais”, anunciou.
Neste contrato, o HUWC indicou mais 54 procedimentos cirúrgicos mensais para os pacientes que compõem a lista de espera pela regulação, nas modalidades geral, de cabeça e pescoço, gastroenterologia, otorrinolaringologia, plástica, proctologia, urologia e vascular. O Hospital já estava contratualizado com a SMS para 180 procedimentos cirúrgicos de média complexidade a cada mês e, agora, somando com a nova proposta, este número sobre para 234. O acordo também prevê o aumento de 430 exames por mês, entre mamografias bilaterais para rastreamento (120); ultrassonografias de abdômen total (160), ultrassonografias transvaginais (80) e endoscopias (70). A gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Magda Almeida, celebrou a parceria e agradeceu a SMS pela confiança em ampliar os serviços. Segundo ela, o planejamento é permanecer crescendo: “Ano que vem, esperamos aumentar ainda mais vagas em outras áreas”, concluiu.
Reconhecimento do HUWC na assistência, no ensino e na pesquisa
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, elogiou a capacidade do Complexo na oferta de saúde e de qualidade de vida aos cidadãos, especialmente alcançando pacientes da capital e de todo estado do Ceará. Ele chegou a citar que o HUWC funciona como uma “incubadora do conhecimento”, referindo-se à instituição como espaço de estímulo ao ensino e à pesquisa. O termo de compromisso favorece, então, conforme ele afirmou, tanto a assistência, como a educação desenvolvidas pelo Hospital. “Eu estou hoje, aqui, como prefeito e filho dessa casa, com muita alegria para anunciar esse compromisso. Não é apenas o quantitativo, mas também é a qualidade de treinar bem os residentes, os internos, fazer daqui um multiplicador”, destacou.
Neste sentido, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, que essa ampliação “também vai dar oportunidade para que estudantes entrem em mais cirurgias e saiam mais capacitados para atender a população que tanto necessita desse atendimento”, considerou. Os procedimentos cirúrgicos são uma das principais áreas de carência do sistema público de saúde, sinalizou o secretário, sendo, portanto, uma iniciativa estratégica para que a população tenha acesso ao serviço. Ele enalteceu, ainda, a aproximação da Prefeitura com a Ebserh como um passo fundamental na melhoria da saúde pública.
Também participaram do ato o diretor da Famed, João Macedo; o chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade, Heládio Feitosa; gestores e colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh; representantes da Academia Cearense de Medicina e do Conselho Regional de Medicina, deputados e vereadores.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh