Notícias
28 de maio
Hospital da Rede Ebserh/MEC, referência em saúde da mulher, reforça importância do acesso aos serviços de saúde
"Tudo começa na prevenção", alerta Dionice Furlani
Florianópolis (SC) – O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, marcados para este dia 28 de maio, tem o intuito de apresentar às mulheres os inúmeros problemas, tão comuns, que podem se desenvolver ao longo da vida, como: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, depressão e obesidade.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh/MEC), que fica em Florianópolis (SC), realiza atendimento específico para mulheres internadas na instituição, além de atender pacientes da rede pública encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg) no Ambulatório de Saúde da Mulher.
A enfermeira da Saúde da Mulher, Dionice Furlani, ressalta que a procura de serviços públicos de saúde na região é um direito. “São conquistas diárias e o HU está dentro deste cenário, com vários serviços voltados para a saúde feminina”, conta.
A enfermeira cita, ainda, que estes serviços de diagnóstico precoce e tratamento envolvem o planejamento familiar, que lida com o direito de escolha da mulher; pré-natal e pré-natal de alto risco, sendo o HU referência no diagnóstico e tratamento no caso de má formação fetal; parto humanizado; atendimento multidisciplinar a vítimas de agressão sexual e Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam), entre outros.
Dionice também ressalta que a luta pela redução da mortalidade materna está diretamente ligada ao exercício desses direitos e acesso aos exames. “Tudo começa na prevenção”, alerta.
Sobre a Rede Ebserh
Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HU-UFSC