Galeria de Imagens
Semana Científica
Hospital da Rede Ebserh/MEC em Santa Maria (RS) promove troca de conhecimentos e experiências durante a pandemia
Santa Maria (RS) – Com a temática Pesquisa, Inovação e Ensino em Tempos de Pandemia, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh/MEC) realizou no início de dezembro sua X Semana Científica. O evento tem como objetivos promover, entre os servidores do hospital e a comunidade acadêmica, a troca de experiência e a divulgação do conhecimento científico produzido no ambiente hospitalar.
Durante os três dias foram oferecidas palestras e apresentações de trabalhos, todas em ambiente virtual. “Nesse ano de Pandemia, mais do que nunca, a prontidão para respostas e novos conhecimentos mostrou o valor das universidades e dos hospitais universitários. Assim, os temas escolhidos permeiam aspectos da pandemia, tais como a participação do HUSM nas pesquisas de novas vacinas e a experiência nas pesquisas de saúde mental e reabilitação”, afirmou a gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM, Beatriz Silvana da Silveira Porto
A superintendente do HUSM, Elaine Resener, elogiou o amadurecimento das temáticas e o crescimento na adesão de participantes e na qualidade dos palestrantes, e também destacou a ligação do tema à atual realidade. “Os hospitais de Ensino estão preparados para o enfrentamento de eventos de massa e, rapidamente, se estruturam e dão respostas assistências, de estrutura e de inovação. Exemplos disso foram os eventos da tragédia da boate kiss. Todos conhecimentos que foram produzidos naquela época foram divulgados no mundo. Nos dois últimos anos, estamos focados na Covid”, comentou Resener.
Políticas de Pesquisa e Inovação em debate
Antes da visita ao HUSM, o Coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Eduardo Barbosa Coelho, visitou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde participou de reuniões e conheceu as instalações de apoio à pesquisa e ao ensino do hospital.
No evento em Santa Maria, apresentou uma palestra e enfatizou o esforço da empresa para que as Políticas de Pesquisa e Inovação permeiem a gestão de saúde. “O Lema da Ebserh é Educar para transformar o cuidar. Essa transformação implica na renovação da maneira como a gente se comunica e trabalha. A revolução digital tem que chegar na Saúde e a porta de entrada serão os hospitais universitários”, afirmou Coelho. O coordenador aproveitou para falar sobre o programa de iniciação científica iniciado em parceria com o CNPq, que entregará 320 bolsas de iniciação científica para os hospitais da Rede em sua primeira rodada, que ocorrerá em 2022.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Com informações do HUSM-UFSM/Ebserh/MEC