Notícias
Assistência
Hospital da Rede Ebserh/MEC em Natal disponibiliza atendimento de reabilitação das sequelas pós-Covid
As principais sequelas são cansaço excessivo, tosse, nariz obstruído, sensação de falta de ar, perda de paladar, dores de cabeça e no corpo, diarreia, confusão mental e diminuição de memória
Natal (RN) – A equipe multiprofissional da Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh/MEC (Huol-UFRN/Ebserh/MEC), está atuando na reabilitação de pacientes pós-Covid-19. O objetivo é auxiliar na recuperação das sequelas decorrentes da doença. Para obter atendimento, o usuário precisa de encaminhamento médico com a descrição da sequela que está apresentando.
As marcações são presenciais, na recepção da própria Unidade de Reabilitação, que conta com equipe formada por profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Os usuários com encaminhamento passarão por triagem inicial, para inclusão num programa específico voltado aos casos pós-Covid, cujas sessões terapêuticas são individuais, duas vezes por semana, com duração de até 30 minutos.
As atividades inseridas no projeto incluem técnicas de relaxamento e alongamento corporal, técnicas de reorganização da rotina ocupacional, auriculoterapia, ventosaterapia, técnicas de fortalecimento e resistência muscular, uso de eletro e termoterapia.
As principais sequelas pós-Covid apresentam cansaço excessivo, tosse, nariz obstruído, sensação de falta de ar, perda de paladar, dores de cabeça e no corpo, diarreia, confusão mental e diminuição de memória.
De acordo com a chefe da Reabilitação do Huol, Ivania Cavalcanti, a síndrome pós-Covid é caracterizada por sequelas funcionais, neurológicas e pulmonares, que exigem cuidado multidisciplinar e especializado. “O tratamento é importante para recuperação funcional do indivíduo e retorno às atividades cotidianas”, explica.
Serviço
O que: Reabilitação pós-Covid-19
Especialidades: Fisioterapia e terapia ocupacional
Público: Curados da Covid-19 ainda com sequelas da doença
Requisitos: encaminhamento médico com a descrição da sequela, documento de identificação e cartão SUS
Agendamentos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, na recepção da Unidade de Reabilitação
Sobre a Rede Ebserh
O Huol faz parte da Rede Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do Huol-UFRN/Ebserh/MEC