Notícias
Ampliação
Hospital da Rede Ebserh/MEC em Juiz de Fora tem novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19
HU-UFJF - Unidade Santa Catarina. Crédito: Alexandre Dornelas
Juiz de Fora (MG) – Desde o início da pandemia, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e vinculado à Rede Ebserh (HU-UFJF/Ebserh) tem colaborado com a gestão municipal de saúde no atendimento aos pacientes Covid-19. Cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passaram a funcionar na instituição recentemente, num esforço de auxiliar neste momento de agravamento do quadro epidemiológico em todo o país.
Para colocar em operação esses leitos, o HU-UFJF/Ebserh realizou adaptações nos ambientes, contando com os investimentos que a Ebserh/MEC já havia disponibilizado desde o início da pandemia, sem a necessidade de novos recursos. Durante o período de enfrentamento ao coronavírus, a estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 8,7 milhões para o hospiptal, utilizados em aquisições de equipamentos, materiais médico-hospitalares e infraestrutura. Também realizou processo seletivo emergencial para a contratação de profissionais para a linha de frente de combate à pandemia. Atualmente, 33 pessoas atuam no HU-UFJF/Ebserh por meio desses contratos.
De acordo com o médico Bruno Pinheiro, chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos Adulto do HU, o aumento de oito para treze leitos, um acréscimo de mais de 50%, contribuirá para melhor atendimento da demanda de internação por pacientes críticos por Covid-19.
Como explica o profissional, “com isso aumentamos a possibilidade do paciente chegar mais rapidamente à UTI, reduzindo a pressão sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A instituição mais precoce dos cuidados intensivos nestes pacientes melhora o seu prognóstico”.
Os picos de casos no momento, diretamente relacionados aos eventos de final de ano e às aglomerações, sobrecarregam o sistema de saúde, comprometendo a assistência, pontua Bruno. “O impacto é visto sobretudo nas formas mais graves, com necessidade de internação e, mais particularmente, de UTI. Isso faz com que não só aumente o número de casos, mas também a letalidade”, lembra.
Bruno Pinheiro ressalta que o Hospital Universitário tem cumprido seu papel dentro da rede de assistência aos pacientes do SUS. “Prestamos um atendimento de qualidade aos pacientes internados nas enfermarias e na UTI, o que se traduz em excelentes resultados. Temos ainda realizado treinamentos em todas as áreas da saúde, o que resultará em profissionais mais qualificados. Esse ganho será permanente, aumentando a qualidade do serviço de saúde prestado em nossa cidade”, conclui.
Atuação na pandemia
Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação já liberou, aproximadamente, R$ 331,7 milhões para todos os hospitais vinculados à Ebserh para o enfrentamento da Covid-19. Os recursos foram destinados à realização de compras centralizadas de materiais médicos e adequações emergenciais de infraestrutura física, visando ampliação de leitos e espaços. Foram contratados mais de 4 mil profissionais em toda a Rede Ebserh por meio de processo seletivo emergencial
Todos os esforços resultaram na disponibilização de aproximadamente 2 mil leitos para pacientes com Covid-19, sendo cerca de 1,3 mil de enfermaria e 700 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, foram produzidas mais de 350 pesquisas relacionadas ao coronavírus.
Com informações do HU-UFJF/Ebserh