Notícias
Qualidade no serviço
Hospital da Rede Ebserh/MEC é o único hospital público no Rio Grande do Norte com conceito máximo em segurança do paciente pela Anvisa
O Huol apresentou Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente
Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Rede Ebserh/MEC (Huol-UFRN/Ebserh), recebeu pelo terceiro ano consecutivo avaliação de "Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente". O resultado consta da edição 2021 do “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde”, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A agência reguladora realiza a avaliação desde 2016 e o Huol conquistou classificação máxima em quatro dos seis ciclos avaliativos, incluindo performance de alta conformidade nos últimos três anos. O relatório atual abrange o ano de 2021 e considera todos os serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país, tendo como método aplicar um formulário de autoavaliação aos hospitais participantes. O Huol é o único hospital público do Rio Grande do Norte na lista das unidades que apresentaram Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente.
A iniciativa avalia 21 indicadores de estrutura e processos, para que as instituições de saúde sejam classificadas nos níveis: Conformidade Alta, Conformidade Média e Conformidade Baixa, onde são considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Segundo os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% - 100%), conformidade média (34% - 66%), conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente.
O processo de avaliação da Anvisa integra as ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que objetiva promover a qualidade assistencial e a segurança do paciente, para gerir riscos e melhorar a assistência.
Com informações do Huol-UFRN/Ebserh/MEC