Notícias
BOAS PRÁTICAS
Hospital da Rede Ebserh está entre vencedores de concurso nacional de Ouvidorias
Ouvidoria do Humap-UFMS ficou em terceiro lugar na categoria “Fomento à participação e ao controle social”
Campo Grande (MS) – A Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e à Rede Ebserh (Humap-UFMS/Ebserh), está entre as vencedoras do III Concurso de Boas Práticas. Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), essa iniciativa permitiu o compartilhamento de boas práticas realizadas em todo o país por meio da Rede de Ouvidorias da CGU.
A Ouvidoria do Humap-UFMS/Ebserh ficou em terceiro lugar na categoria "Fomento à participação e ao controle social". O primeiro lugar dessa categoria ficou com a Ouvidoria da Prefeitura de Santos e, em segundo, a Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
A ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, ressaltou o papel de protagonismo da Ouvidoria do Humap-UFMS/Ebserh. "Esse reconhecimento é um impulso importante para que as outras Ouvidorias da Rede possam replicar ações como essas, por meio do compartilhamento das experiências. Ações dessa natureza foram responsáveis por fazer com que a Rede Ebserh, em 2019, tenha recebido mais da metade de todos os elogios registrados no âmbito do Poder Executivo Federal", disse.
Registro de elogios
A boa prática apresentada pelo Humap-UFMS/Ebserh teve como tema "A importância dos elogios na experiência do Hospital Universitário da UFMS". O projeto é voltado para o incentivo ao registro de elogios e posterior monitoramento de seus desdobramentos no âmbito de um hospital universitário, contando constantemente com o apoio e suporte da Superintendência do hospital e da Ouvidoria-Geral da Rede Ebserh.
"O resultado demonstra a relevância do incentivo ao cidadão para que participe na avaliação dos serviços, buscando a excelência na sua prestação, com potencial para agregar valor à missão da organização, garantindo o atingimento de seus objetivos estratégicos. Mas os ganhos também se reverberam internamente, na medida em que os próprios colaboradores se sentem reconhecidos e motivados", afirmou o ouvidor do Humap, Diego Rezende.
O superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva, também frisou a busca de melhorias do atendimento por meio da opinião dos usuários, colaboradores, alunos e residentes. "É muito importante ouvirmos o que as pessoas têm a dizer para que possamos continuar evoluindo", salientou.
Confira o resultado final do concurso.
Saiba mais
O objetivo do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.
Ao todo, 69 Ouvidorias de todo o Brasil concorreram em quatro categorias: "Fomento à participação e ao controle social", "Desenvolvimento de capacidade institucional", "Promoção da simplificação e desburocratização" e "Tecnologia na Ouvidoria".
As práticas foram avaliadas e julgadas por comissões de julgamento, formadas por três membros. Os participantes receberam notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação: "Criatividade e inovação", "Custo-benefício", "Impactos da iniciativa e contribuição para a efetividade" e "Simplicidade e replicabilidade".
A entrega da premiação ocorrerá no Seminário Regional de Ouvidoria - Região Norte, nos dias 6 a 8 de maio de 2020, na cidade de Manaus.
Sobre a Rede Ebserh
O Humap faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Veja as últimas notícias.
Veja as notícias anteriores.
Com informações do Humap-UFMS/Ebserh