Galeria de Imagens
TECNOLOGIA
Hospital da Rede Ebserh em Tocantins realiza cirurgia pulmonar menos invasiva para pacientes
Araguaína (DF) – Técnica cirúrgica utilizada para procedimentos no tórax, a decorticação pulmonar por videotoracoscopia é um procedimento menos invasivo que a cirurgia convencional, o que possibilita uma recuperação mais rápida e com menos dor. Para isso, o médico utiliza uma microcâmera acoplada a um sistema composto por processadora de vídeo e monitor.
Desde o último dia 4 deste mês, os pacientes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contam com este procedimento, graças ao sucesso da primeira operação deste tipo realizada na unidade.
Com a intervenção realizada no HDT-UFT, outras pessoas poderão viver confortavelmente assim como a paciente número um a ser submetida à decorticação pulmonar. Ela sofria complicações de uma pneumonia grave, apresentando quadro de infecção, e o tratamento clínico era insuficiente. Por meio da videotoracoscopia, o processo foi realizado de forma mais suave.
“A cirurgia serviu para controlar o processo infeccioso, além de abreviar o tempo de internação. Essa foi a primeira realizada com anestesia geral, um grande avanço. Aos poucos, vamos aprimorando os serviços de saúde ofertados à população”, destacou o superintendente do hospital e médico especialista em cirurgia torácica, Antônio Oliveira.
Desde o ano passado, após reforma do Centro Cirúrgico do HDT, são realizadas cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia, devido a um convênio celebrado com o município de Araguaína, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Ebserh, além de procedimentos simples em pacientes internados.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh