Notícias
Infraestrutura
Hospital da Rede Ebserh em SC conclui manutenção do Centro Cirúrgico
Houve troca do piso da área interna, substituição de seis aparelhos de ar-condicionado, melhoria de bancadas e lavatórios, adequação de paredes, manutenção nas tubulações de gás e eletrodutos, dentre outros itens
Florianópolis (SC) – O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFSC/Ebserh), concluiu os trabalhos de manutenção e melhorias na infraestrutura do Centro Cirúrgico. Os trabalhos começaram no dia 29 de agosto e consistiram na troca do piso da área interna, substituição de seis aparelhos de ar-condicionado, melhoria de bancadas e lavatórios, adequação de paredes, manutenção nas tubulações de gás e eletrodutos dentre outros itens.
Como se trata de uma área onde são realizadas cirurgias, exigindo procedimentos e técnicas especiais, durante estes trabalhos, as atividades do Centro Cirúrgico foram transferidas para o primeiro andar do hospital. Além das cirurgias, o local é palco de atividades de ensino, possibilitando a formação de profissionais especializados em procedimentos de alta complexidade, como transplantes hepáticos, por exemplo.
Embora estes trabalhos de manutenção sejam atividades rotineiras para o Setor de Infraestrutura, que executa atividades de manutenção permanente nas diversas unidades, foi necessário planejar toda a adaptação para garantir o andamento dos trabalhos do Centro Cirúrgico e das demais áreas envolvidas.
Houve mobilização de praticamente todas as áreas envolvidas, como higienização e limpeza, de esterilização de materiais, transporte interno e fluxo de pacientes, segurança, engenharia clínica, logística, vigilância em saúde e segurança do paciente, recursos humanos, regulação, áreas administrativas, operacionais e de assistência. O trabalho de manutenção do espaço representa melhorias para a prestação de serviços assistenciais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para os profissionais e acadêmicos.
De acordo com a superintendente do hospital, Ivete Masukawa, é importante destacar o empenho de todos os envolvidos na condução do trabalho e na realização das melhorias. “É importante ressaltar os esforços das equipes do Setor de Infraestrutura, principalmente considerando que as múltiplas demandas de manutenção predial do HU continuaram sendo atendidas neste período”, afirmou.
A dirigente acrescentou que foi fundamental o envolvimento das equipes assistencial e administrativa, que se adaptaram nesse período. “Isso sem contar o apoio imprescindível nos trabalhadores terceirizados que se envolveram nesse processo de trabalho, cujo resultado é o Centro Cirúrgico com uma nova roupagem, oferecendo um ambiente de melhor qualidade para os trabalhadores e pacientes”.
Com informações do HU-UFSC/Ebserh