Notícias
Especialização
Hospital da Rede Ebserh em Niterói abre processo seletivo para Residência Multiprofissional
São previstas 22 vagas para nutrição, enfermagem, educação física, farmácia e serviço social,
Niterói (RJ) - As inscrições para a Residência Multiprofissional de 2021 do Hospital Universitário Antônio Pedro, vinculado à Universidade Federal Fluminense e à Rede Ebserh (Huap-UFF/Ebserh) estão abertas e vão até o dia 14 de janeiro. Este ano foram disponibilizadas 22 vagas para a unidade da Rede Ebserh, divididas entre cinco especialidades: enfermagem, farmácia, educação física, serviço social e nutrição, com duração de dois anos (5.760 horas). A organização do processo seletivo é da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do Huap, e a prova será realizada no dia 7 de fevereiro.
O início da residência está previsto para 1° de março, com possibilidade de reclassificação dos candidatos aprovados dentro do quadro de vagas até o dia 31 de março. Os programas de residência multiprofissional foram criados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005.
Para o coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde, Adelmo Daumas, houve uma grande evolução para a profissionalização de áreas não médicas, sendo uma pós-graduação em área profissional de saúde. “A inserção desses profissionais nos locais onde se desenvolvem os programas trouxe amadurecimento e aperfeiçoamento dos serviços, que passaram a contar com a participação ativa desses residentes nas discussões de caso e definição de condutas”, complementa o professor.
Os programas visam preparar profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). O Huap tem cursos de especialização em Oncologia; Saúde da Mulher e da Criança; Saúde do Idoso; e Terapia Intensiva.
Provas
Não houve grandes mudanças nas avaliações por conta da pandemia de Covid-19. O processo foi elaborado e o calendário ajustado. No entanto, a coordenação se preparou para seguir as recomendações do Ministério da Saúde e o edital, até então, não sofreu alterações. As provas serão presenciais, acompanhadas de todos os protocolos de segurança e higienização.
A pandemia alterou as práticas e trouxe impactos em todos os serviços de saúde. Os residentes continuaram suas atividades, que foram adaptadas às normas de segurança determinadas pela Superintendência do Huap, mas sem nenhuma interrupção dos programas. “Todos os profissionais de saúde tiveram sua rotina modificada pela Covid-19, inclusive os residentes. Porém, não devemos perder de vista que a residência multiprofissional visa preparar profissionais para trabalhar no SUS”, finaliza.
Para visualizar o edital, conferir as vagas ou se inscrever no processo seletivo, acesse a página do processo seletivo.
Sobre a Rede Ebserh
O Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do Huap-UFF/Ebserh