Notícias
Especialização
Hospital da Rede Ebserh em Brasília lança 3º ano de residência em clínica médica
Diferencial do programa é oferecer treinamento em gestão hospitalar, cuidados paliativos, avaliação do risco cirúrgico e realização de procedimentos
Brasília (DF) – Um médico qualificado para coordenar de forma integral o cuidado do paciente hospitalizado, favorecendo a comunicação com o familiar e aplicando evidência científica para melhorar qualidade de vida do doente, reduzir tempo de internação e otimizar custos de saúde. Esse será o perfil do profissional que cursar o novo programa de residência (pós-graduação) do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Rede Ebserh (HUB-UnB/Ebserh). Trata-se do R3 em Clínica Médica.
O número 3 indica o acréscimo do terceiro ano à especialização em Clínica Médica, que tem duração de dois anos e é pré-requisito para se tornar especialista nessa nova área de atuação, a do médico hospitalista. “Existe uma demanda cada vez mais forte por esse tipo de profissional, que exerce papel-chave no hospital. A pessoa que faz a residência sai com grande oferta de trabalho”, explica a supervisora do programa, Maria Alice Toledo, geriatra do HUB e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).
Para o gerente de Atenção à Saúde, Rodolfo Lira, o curso traz conceitos que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares busca para os profissionais da Rede Ebserh. “São os conceitos de gestão e linha de atuação clínica, como paliativismo e pré e pós-operatório executados pelo clínico e não pelo cirurgião. É algo que já é uma realidade no exterior, mas está engatinhando ainda no Brasil”, afirmou.
O grande diferencial do programa é oferecer treinamento em áreas não incluídas na residência de clínica médica, como gestão hospitalar, cuidados paliativos, avaliação do risco cirúrgico e realização de procedimentos (colocação de cateter de diálise, marcapasso provisório, punção lombar, entre outros).
Segundo Maria Alice, outro papel desempenhado pelo médico hospitalista, e que se aprende na especialização, é a interlocução com a área de ensino, abordando estratégias para facilitar discussões clínicas e gerenciando de forma proativa e efetiva o contato com estudantes de graduação, internos e residentes.
“É um médico especializado em atendimento secundário e terciário, que fica todos os dias na enfermaria do hospital e conhece os pacientes, promovendo maior integração entre os familiares e a equipe, com empatia e liderança. Queremos formar médicos que saibam não só a questão técnica, mas humanitária”, avalia a supervisora.
O programa R3 em Clínica Médica
O Ministério da Educação autorizou a abertura de cinco vagas para o novo programa de residência médica, todas com bolsas de auxílio financeiro pagas pelo MEC no valor de R$ 3.330,43. Para entrar na especialização, é preciso participar de uma seleção. O edital do processo seletivo simplificado tem previsão de lançado ainda este mês pela Faculdade de Medicina da UnB.
O curso terá duração de um ano, com 60 horas semanais. Além de fazer o treinamento no HUB-UnB/Ebserh, o profissional cursará o conteúdo prático referente a cuidados paliativos no Hospital de Apoio e ainda terá a opção de passar um mês em atividades na Universidade de São Paulo (USP), se desejar.
Programas de residência do HUB
Além do R3 em Clínica Médica, o HUB conta com outros 37 programas de residência, sendo 34 especializações da área médica e 3, da multiprofissional. Os editais dos processos seletivos foram publicados em outubro de 2020 pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Do total de 118 vagas ofertadas, 91 foram para médicos e 27 para profissionais de saúde.
As matrículas para as oportunidades da multi foram realizadas dia 11 de janeiro, já os residentes médicos têm matrícula agendada para 11 e 12 de fevereiro. Se houver vagas remanescentes dos 37 programas, uma nova seleção deve ser publicada até março. Todos os anos, em média 250 residentes médicos e multiprofissionais atuam no HUB.
Com informações do HUB-UnB/Ebserh