Notícias
Evento online
Hospital da Rede Ebserh em Belo Horizonte promove evento para implementar soluções inovadoras para o SUS
Ao longo da semana, os participantes deverão buscar as partes mais importantes de um determinado problema e propor soluções para os temas
Brasília (DF) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e ligado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFMG/Ebserh) iniciou na última segunda-feira (23) um workshop online para debater possíveis mudanças inovadoras no Serviço Único de Saúde (SUS). A atividade, cujo título é “Inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, é mais uma contribuição da Ebserh para o SUS, já que os hospitais federais universitários gerenciados pela Ebserh auxiliam o serviço público na maioria dos estados brasileiros.
O vice-presidente da Rede Ebserh, Eduardo Vieira, participou da abertura do workshop. “Reforço a importância de sairmos da nossa atividade diária e pensar nos processos e nas rotinas, em como podemos melhorá-la, aprimorá-la e torná-la mais fácil e útil”, destacou o gestor.
Ao longo da semana, os participantes deverão buscar as partes mais importantes de um determinado problema e propor soluções para os temas, visando o fortalecimento do ambiente de inovação organizacional. São seis áreas: jornada do paciente oncológico; cadeia de suprimentos (gerenciamento de estoque); jornada do estudante, residente e pesquisador; sistema integrado de gestão de pessoas; redundância e retrabalho na alimentação de sistemas de gestão; comunicação intersetorial e entre colaboradores; segurança da informação e gestão de diferentes perfis (alunos, residentes, RJU e CLT), nos sistemas de gestão.
A superintendente do centro clínico da UFMG, Andréa Maria Silveira, agrupa o papel de apoio ao SUS com a situação pandêmica atual. “Eu acho que o workshop chega em um momento muito oportuno da vida do hospital, em que estamos engajados no enfrentamento da pandemia, um grande desafio mundial que nos mostrou o quanto é importante metodologias e ferramentas que nos permitam inovar e empreender. O workshop caminha neste sentido e, certamente, irá agregar muito ao HC”, afirmou a gestora.
O workshop integra o Projeto Proadi-SUS “Utilização de técnicas avançadas de análise de dados (Big Data) e inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde” - Frente Inovação. O programa está sendo executado pela Rede Ebserh e pela equipe do Hospital Albert Einstein com o apoio de representantes da administração central da estatal e do HC-UFMG. A primeira fase aconteceu em janeiro com estudantes e profissionais do HUB-UnB/Ebserh e da administração central da Ebserh.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFMG é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013. A Ebserh, criada em 2011, atualmente administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh com informações dos HC-UFMG